RESENHA | Herdeiro Caído - Erin Watt

4 de abril de 2019

Quando Easton Royal conquista leitores nos primeiros livros da série The Royals, que contam a história do seu irmão Reed e Ella Harper, era de se imaginar que o personagem ganharia mais espaço para contar a sua própria história e ser conhecido, então Herdeiro Caído chega aos leitores como primeiro spin-off da série The Royals e tem o "irmão confusão" dos Royals como o protagonista para delírio dos leitores.


Herdeiro Caído
Erin Watt

Young Adult | Romance
320 páginas | 2018
Editora Essência

Nota: 3 ✩'s



Easton Royal tem tudo: beleza, dinheiro, inteligência. Seu principal objetivo é se divertir o máximo possível, sem nunca pensar nas consequências - porque, afinal de contas, ele não precisa. Até que surge em sua vida Hartley Wright, balançando suas estruturas. Hartley foi a única garota que o disse “não” e Easton não consegue entende-la, o que a torna ainda mais irresistível. Hartley não o quer. Ela diz que ele precisa crescer. E ela pode estar certa. Rivais. Regras. Arrependimentos. Pela primeira vez na vida de Easton, se esconder sob a influência da coroa Royal não é o suficiente. Ele está prestes a descobrir que quanto mais alto você sobe, mais dura é a queda. 


O terceiro filho do clã Royal é, inegavelmente, o mais divertido e animado na mesma medida em que é o mais complexo e desorientado dos irmãos. Essas características são reforçadas neste quarto livro da série cuja narrativa em primeira pessoa do próprio Easton Royal permite ao leitor entender um pouco mais o que leva o personagem a atitudes inacreditáveis e reprováveis. Apesar dessa compreensão da personalidade do personagem, que ocorre nos capítulos finais do livro, Easton consegue reverter sua simpatia: nos três primeiros livros da série, ele participava ativamente da história trazendo leveza e divertimento aos momentos mais intensos, mas em Herdeiro Caído tal comportamento se torna irritante e a vontade de dar umas boas chacoalhadas no personagem se faz presente de forma consistente provocando até certa resistência aos seus encantos que até tenta amadurecer, mas não será nesse livro que será possível ver tal amadurecimento do personagem cujo egocentrismo o mantém cego e o impede de ir além das suas próprias vontades e necessidades, mesmo que estejam escondidas quando está "ajudando" outro.

Hartley é a protagonista ao lado de Easton, uma personagem cheia de segredos que desestrutura e desestabiliza a confiança dele do início ao fim. A interação dos dois é fantástica e seria uma personagem com essas características e comportamento que se imaginaria ser capaz de colocar Easton no seu lugar e tirar seu comportamento de conquistador e sedutor. Aqui vale pontuar que a autora não explorou tanto a atração física e sexual dos personagens, mesmo que ela exista não se tornou um dos vínculos que aproxima o casal e essa foi uma mudança bem vinda em relação aos três primeiros livros da série cujo entusiasmo físico dos personagens era uma das linhas diretivas da trama.



Assuntos muito sérios e de debate necessários são trabalhados sutilmente na história como transtornos neurológicos, corrupção, irresponsabilidade juvenil e a falsa ideia de que o dinheiro "compra tudo". Esse último tema, em especial, me incomodou bastante, assim como nos livros anteriores, porque Easton continua agindo dessa forma, como se o dinheiro resolvesse todos os problemas da vida e, em um livro young adult, esse tipo de assunto deveria ser melhor trabalhado e abordado, com cuidado e reflexões tendo em vista o público alvo principal dessas histórias. É claro que a autora consegue deixar claro ao leitor que tal comportamento não prospera e que algumas dificuldades e obstáculos não são transponíveis utilizando o dinheiro, mas ainda assim acho que deveria ser melhor trabalhado, porque esse comportamento é um traço marcante da série.

Herdeiro Caído envolve o leitor, mas seu ritmo não é tão frenético, pois não conta com reviravoltas frequentes, no entanto o envolvimento de Easton e Hartley vai aos poucos conquistando o leitor que se vê interessado em saber o que acontecerá com os dois.

A trama central não é pesada, mas alguns acontecimentos, especialmente o desfecho, carregam a dramaticidade que caracterizou a série; enquanto isso a lealdade à família e o amor fraterno se mantém como elementos marcantes, mesmo que de uma forma distorcida e terem os irmãos Royal, assim como Callum Royal, participação extremamente pequena nesse livro, apenas Ella tendo recebido um pouco mais de atenção na trama cuja amizade com Easton se mantém forte e importante nos momentos em que ele perde totalmente o juízo.

Apesar de deixar a desejar considerando às altas expectativas depositadas na história e em Easton, o final é bombástico e digno dos Royals, inesperado e catastrófico, naquele momento em que o leitor já estava jogando a toalha para a história que estava trilhando a mesmice o desfecho chega para abalar as certezas dos acontecimentos e deixa o leitor arrancando os cabelos de curiosidade pela sequencia.

Então, um personagem já conhecido e adorado, uma história sem muito destaque cujo desenvolvimento minou o carisma do seu protagonista consegue, ao final, reverter a decepção e insatisfação com uma surpreendente guinada dos acontecimentos e a provocação no leitor de empatia em relação ao protagonista cuja infelicidade e desespero são motrizes à simpatia readquirida e a curiosidade renovada que manterá o leitor ansioso pela continuação.

Aos leitores que não leram os primeiros livros é preciso dizer que existem alguns spoilers em Herdeiro Caído, mas essa história é independente em relação àquelas.

Quem se interessou pela história de Easton? Abaixo os livros anteriores e as respectivas resenhas (basta clicar na imagem para ser direcionado à página).


http://espiraldelivros.blogspot.com/2018/06/resenha-princesa-de-papel-erin-watt.html     http://espiraldelivros.blogspot.com/2018/08/resenha-principe-partido-erin-watt.html     http://espiraldelivros.blogspot.com/2018/09/resenha-palacio-de-mentiras-erin-watt.html





20 comentários

  1. Oi Adri
    Eu gostei muito dessa obra porque o Easton era o irmão que eu mais queria conhecer e eu já tava com abuso do Reed, mas eu também achei que perdeu o ritmo. Fiquei tão acostumada com os três primeiros livros tão elétricos que esse foi bem aquém da expectativa. Mas quase morri com o final kkkk
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! A autora criou uma trama enérgica nos primeiros livros que ficamos acostumados, talvez por isso e por terem menos acontecimentos bombásticos que Herdeiro Caído ficou um pouco abaixo do esperado, mas concordo contigo que o final foi tão impactante que valeu por todas reviravoltas que o livro deixou de apresentar. Prevejo uma sequencia eletrizante! Beijos, Adri

      Excluir
  2. Oi Adri! Vc e a Ariane adoram essa série né? Eu gosto do enredo, faz tempo que tento conferir, que bom que vc curtiu e deu uma gás na série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! É verdade... e sabe que são ótimas leituras, despretensiosas, do tipo que tu "come os livros" com o ritmo acelerado e o tanto de curiosidade que desperta no leitor. Não enxergo grandes lições, mas sempre é possível encontrar algum ensinamento na literatura, apesar disso são bons livros para passar o tempo. Beijos, Adri

      Excluir
  3. Oi Adri! O Easton é meu irmão preferido e gostei de ver um livro só dele. Eu achei esse livro bem legal e de jeito nenhum esperava aquele final bomba. Tomara que a continuação venha logo, estou ansiosa para saber o que vai acontecer.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida. Eu acho que o meu preferido seria Reed, mas os Royals são bem complicados e problemáticos, então é difícil dizer. Nossa, não esperava mesmo, eu achei que o livro ia ficar na mesmice até o final, mas o desfecho foi próprio da série mesmo. Beijos, Adri

      Excluir
  4. Oi Adri,
    Acabei de soltar a resenha de Palácio de Mentiras, mas confesso que já li este livro também. Vou te falar que o Easton foi uma decepção. Ai que ódio dele!
    Só que o final do livro foi bem chocante né? Ai eu quero continuar a ler, mas não pq gosto dos Royals, que fique claro! rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale! Tudo bem? Concordo totalmente, foi muito decepcionante conhecer mais o Easton, mas também acho que essa era a ideia, né, quando ele não era o centro das atenções e não se desnudou o personagem era "fácil" gostar dele e criticar Reed que estava sob holofotes, mas quando chegou a vez deles toda a parte problemática veio a tona com tudo, além de comportamentos condenáveis e deploráveis. Enfim, o desfecho foi uma bomba mesmo e deixou muita vontade de seguir na leitura do próximo livro. Beijos, Adri

      Excluir
  5. Olá, Adri!
    Amei a capa do livro. Entendi o que você quis dizer sobre os temas que a autora expõe no livro, algumas coisas TEM que ser escritas de uma forma mais explicativa mesmo, caso contrario, o que o leitor vai pensar? Percebi que você curtiu mais os outros livro da série, não li ainda, e vou adicionar a lista de desejados.

    Até mais!

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Sim, é verdade, gostei mais dos outros livros, apesar de deixarem a desejar na abordagem mais superficial de tantos outros problemas sérios, além dessa concepção de que dinheiro resolve tudo que está intrincada em toda a série. Espero que goste da leitura, é daquelas que se lê rapidinho, mas pouco se tira de lição. Beijos, Adri

      Excluir
  6. Não sabia que essa era uma história independente. Interessante!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique. Pode ser lida de forma independente, mas como eu disse, há grandes spoilers quando o personagem faz referência aos irmãos e o que acontece nos livros anteriores. Beijos, Adri

      Excluir
  7. Oi, Adri!
    Infelizmente essa série não me tem um pingo de interesse. Fora que eu sempre acho que a galera aí é adulta, mas tudo é menino novo de escola hahahahahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu. Hahahaha, eu concordo com isso, quando leio o comportamento e até as descrições são de adultos, mas sempre tem o subterfúgio de serem "adolescentes" e por isso algumas coisas acabam sendo apaziguadas quando deveriam ser condenadas. Beijos, Adri

      Excluir
  8. Oi Adri,

    Eu li os três primeiros livros e curti a leitura pelo eito meio frenético que as autoras inseriram na história. Uma pena que esse não seja assim.
    Mas tenho interesse em conhecer melhor o Easton.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Realmente o ritmo de leitura dos três primeiros livros não está presente nessa história, mas vale a pena conhecer melhor o personagem e se surpreender com o final. Boa leitura! Beijos, Adri

      Excluir
  9. Oi, Adri

    Eu adoro os livros da Elle, mas essa colaboração dela eu não quero ler não, sabe? Por mais que haja esses assuntos mais sérios sendo abordados (fora a parte do dinheiro como você pontuou e eu concordo com você que isso é um assunto que precisa de uma maior atenção e desenvolvimento), eu acho os relacionamentos dessa história muito problemáticos.
    Uma pena que ele tenha deixado a desejar para você, mas pelo menos o final te deixou animada. Espero que o próximo seja melhor!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami, tudo bem? Então, preciso concordar contigo e depois das leituras eu enxerguei que os livros não agregaram nada por aqui, mas eu já tinha sido pega na rede da curiosidade e, por isso,a cabei me jogando na leitura e vou ler o próximo livro porque não posso deixar de saber o que acontece depois do final bombástico desse livro aqui. Mas é isso mesmo, relacionamentos problemáticos, laços familiares totalmente distorcidos e dinheiro sendo colocado na roda como se resolvesse tudo e qualquer coisa. Beijos, Adri

      Excluir
  10. Oiii Adri

    Tratando-se de uma série de 4 livros, acho que é normal que um deles não consiga manter o mesmo ritmo frenético dos anteriores, é dificil para o autor segurar as histórias e ir conectando tantos fatos, no entanto parece ser uma série no geral bem querida e elogiada pra quem curte New Adult.
    Adoro as capas desses livros, são mega bonitas

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivy. Realmente é super bem comentada, mas também desagrada alguns leitores também, porque peca em excesso algumas coisas. Realmente seria difícil manter o ritmo, porque os três livros anteriores eram alucinantes em se tratando de revelações e reviravoltas.
      Beijos, Adri

      Excluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!