RESENHA | Ligeiramente Casados - Mary Balogh

20 de maio de 2019

É bastante provável que o leitor que escolha ler um romance de época espere por uma leitura leve, doce e puramente romântica; e, na maioria das vezes, essas qualidades são fortemente ressaltadas nas histórias do gênero, porém Ligeiramente Casados é um ponto fora da curva em se tratando de romances de época. O livro inaugural da série Os Bedwyns é uma história fácil de ler, como geralmente são os romances de época, e traz diversos clichês do gênero, mas também é original por mostrar ao leitor o lado mais triste e ignorado da aristocracia inglesa.


Ligeiramente Casados
Os Bedwyns #1
Mary Balogh

Romance de época
288 páginas | 2014
Editora Arqueiro

Nota: 4 ☆'s

Aidan Bedwyn, o lorde. Eve Morris, a herdeira distante da nobreza. Apresentados os protagonistas, ambos compartilham duas fortes características: independência e força. Aproximados por infortúnios e acasos, a vida de Aidan e Eve será ligada por um casamento de conveniência cujos únicos propósitos são cumprir com o seu dever mantendo a honra, para Aidan, e assegurar sua herança como objetivo de manter os excluídos da sociedade que estão sob sua proteção, para Eve. Ambos tem motivos bem intencionados, mas os planos de manter um "casamento de fachada" não segue o caminho que imaginaram quando acontecimentos inesperados exigem que se comportem como um verdadeiro casal. E, é claro, a atração física também desempenha seu papel em garantir que a confusão se intensifique e comece a confundir razão com sentimentos.



---------- ♡ ----------


"Sou feliz como sou. Li em algum lugar que muitas vezes passamos a vida inteira procurando pelo que já temos. Sou uma das sortudas que têm consciência da própria sorte. Sei disso porque quase perdi tudo hoje. E lhe serei eternamente grata por tornar minha felicidade possível".



Personagens bem desenvolvidos e de personalidade definida, são obstinados ao ponto de se tornarem irritantes, principalmente Aidan; não é tão fácil gostar dele, mas o amadurecimento que vai se delineando suaviza um pouco a resistência em relação aos comportamentos frios do personagem. Eve, por sua vez, é bondosa e doce, impossível não se afeiçoar a ela, mas é preciso dizer que alguns comportamentos submissos (também próximo ao final do livro) incomodam e a descaracterizam um pouco. Personagens secundários são pouquíssimos explorados, merecendo maior destaque ao irmão mais velho de Aidan, o duque de Bewcastle que precisará se esforçar muito na sua própria história para conquistar o leitor, pois ele se torna o verdadeiro alvo de toda repulsa em Ligeiramente Casados.



A história é arrazoada, embasada no senso de dever e manutenção da honra, lealdade à família, às promessas e a preocupação com o outro. Enquanto podem parecer ilógicos os motivos de Aidan e Eve nos dias de hoje, deve-se levar em conta uma história que se passa no século XIX. Na mesma medida em que apresenta motivos honrosos, Ligeiramente Casados apresenta uma das facetas sombrias da realidade aristocrática da época: a necessidade de manter o nome da família longe de qualquer mácula anula os sentimentos e desejos de seus integrantes que precisam se curvar àquilo que o chefe da família determina. É insensível e beira o desumano, essa é a realidade que Aidan apresentará a Eve, justificando a seriedade do personagem e a quase inexistente demonstração de sentimentos.

É claro que se torna compreensível o motivo desse comportamento por parte dos personagens da nobreza, mas incomoda pois não se encontra aquele romance acalorado, aconchegante e cheio de sentimento. Ligeiramente Casados tem uma história mais fria, mais distante que evoluiu, aos poucos, para um romance pouco intenso no que tange ao amor, mas garante ao leitor algumas cenas mais ardentes para aplacar quem busca um pouco mais de emoção.

Um romance de época narrado em terceira pessoa com um ritmo de leitura um pouco mais lento, pois prioriza a narrativa descritiva aos diálogos, utiliza um vocabulário atual e se desenvolve de forma ordenada durante o qual se verifica o amadurecimento dos personagens enquanto a história evolui. Pessoalmente eu gostaria que Aidan estampasse o livro, porque se trata da série da família Bedwyn e seria interessante se o integrante da família protagonista da história estivesse na capa, mas a editora manteve o padrão do gênero trazendo a personagem feminina.

Ligeiramente Casados é uma leitura muito boa que não se prolonga ou retarda assuntos, apresenta personagens com potencial de conquistar a medida que a história se constrói com destaque especial à Eve que demonstra determinação e personalidade em uma época na qual as mulheres, especialmente aquelas que não faziam parte da nobreza, se dobravam aos ditames da sociedade e às vontade masculinas. Eve mostra que ser mulher não a coloca em posição inferior e não fazer parte da classe mais abastada não lhe tira direitos ou a torna menos do que aqueles que possuem um título. Se os próximos livros da série seguirem os moldes desta obra, acredito que serão cinco ótimas leituras.


* livro escolhido para leitura em abril dentro do Projeto 12 livros em 2019


 

17 comentários

  1. Oi, Adri!
    Eu amo demais essa série <3 Geralmente a gente sempre comenta que a escrita da Mary é muito mais madura que as demais autoras, e eu particularmente amo ela. Eu sinto vontade de reler mas são muitos volumes, aí da preguiça infelizmente.
    Beijo!

    http://capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Adri! Eu gosto muito desta série, é uma das minhas preferidas do gênero. Apenas um dos livros não me cativou, mas os demais ganharam meu coração. Eu adoro o tom mais sério e maduro da narrativa desta autora e os dramas que ela apresenta. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Adri, tudo bem? Eu gosto muito da autora, acho a narrativa dela mais densa, e curti o primeiro volume, só que o segundo é meu favorito rs Doida que vc leia logo e nos conte o que achou!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oie, Adriana!

    A Carol do blog adora esse livro, mas eu nunca li. Tenho vontade de conhecer a série, apesar de preferir fantasia à romance de época! Adorei a resenha

    Beijos,
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Adri

    Eu nunca li nada da autora mas essa série parece ser boa, eu gosto dessa sinopse inicial, bem realista, sem prometer nada fantasioso demais. Tb gostei em saber que é um romance que não fica se prolongando desnecessiariamente, mesmo apesar de seu ritmo mais lento. pretendo ler qualquer dia.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Adri

    Eu ainda não comecei esta série porque ela não está completa aqui na minha estante, mas já comecei outra série da autora, O Clube dos Sobreviventes, e percebi que ela tem mesmo uma pegada mais séria. Os romances nesta série também não são tão intensos, é tudo muito mais no desenvolvimento da relação como um todo... a amizade, a cumplicidade... a paixão tórrida é o menos importante.
    Assim que eu completar minha coleção eu vou começar a ler.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana, eu amo a capa e o livro RSrs Li todos os livros dessa série e adorei.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Adri!
    Tenho curiosidade em ler algo dessa autora, e acho ter um enredo com o foco um pouco diferente da maioria dos romances de época!
    Eu acharia bem legal se colocassem o personagem masculino na capa!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  9. Oi Adri!

    Uma amiga me recomendou essa série! Com sua resenha entendo o motivo! Como gosto muito de romance de época histórias assim me encantam, principalmente quando temos mocinhas que pensam diferente.
    Preciso diminuir a pilha de livros aqui de casa para comprar mais alguns, mas com certeza comprarei essa série. Só vejo pontos positivos a respeito!!

    Beijos
    Naty

    ResponderExcluir
  10. Oi Adri,
    Minha mãe tem alguns livros dessa série aqui em casa, mas eu ainda não os conferi.
    Quero ler em breve por ser um estilo que eu gosto muito e estou há tempos sem ler.
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Não é um estilo de gênero que leia muito, na verdade quase nada apesar de querer mudar isso hehehe. Parece ter vários pontos legais nessa narrativa. Gostei.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Adri!
    Menina, eu tenho que ler essa série. Mary é uma das poucas autoras de época que ainda não conferi.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Que legal!
    Adorei a resenha
    Eu não li esse livro e nem nada da autora, mas adorei como o livro tem algumas ligações e pontos importantes tanto pra época quanto pra nossa, né? Adorei!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  14. Olá Adriana!
    Esse foi o único livro que li da autora... não consegui me conectar muito com a história e não deu vontade de ler outras obras. Mas também um grande fator que contribui para isso é o fato de eu não gostar de romances de época. Ainda assim, para os fãs acho que é uma boa história.
    Um abraço
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  15. Oi Adri,

    Eu ainda não li essa série, pois não consegui comprar os livros ainda. Mas já estão na listinha para ler.
    Bom saber que foi uma boa leitura.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus favoritos ❤️..

    Meu Blog: Jogar na Loteria

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Esse livro é muito lindinho, já li e fiquei bem empolgada com a série, estou lendo e acompanhando todos.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!