Trilogia iniciada em 2018.
Trilogia concluída em 2018.
E uma salva de palmas, por favor, porque sou a rainha de séries/trilogias inacabadas (eu sei que foi lançado o livro 4, mas é spin off, então considero que terminei a história de Reed e Ella).
Vamos à resenha do terceiro livro da série "The Royals"... é a vez de "Palácio de Mentiras".
** Àqueles que não leram a série, mas tem interesse, cuidado que a sinopse do livro já traz spoilers dos livros anteriores **
Palácio de Mentiras | The Royals #3
Sinopse: De inimigos mortais a aliados improváveis, dois adolescentes tentam
proteger tudo o que mais importa para eles. Ella Harper foi capaz de
superar cada um dos obstáculos que surgiram em seu caminho. Forte e
resiliente, ela está disposta a fazer o que for preciso para defender as
pessoas que ama. Mas lidar com o retorno do pai desaparecido e com o
namorado cuja vida está por um fio pode ser demais para a jovem. Reed
Royal tem um temperamento afiado e punhos ágeis. Mas sua habilidade
para resolver problemas com violência já não é mais o bastante. Se ele
quiser salvar a si mesmo e a sua garota, ele terá que superar o passado e
sua reputação manchada. Ella precisa ser forte para lidar com os Royal... isso se Reed não destruir sua própria família antes.
Erin Watt | Romance | 384 páginas | 2018 | Editora Essência
ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILERS
DOS LIVROS ANTERIORES
No desfecho da trilogia que conta a história de Ella e Reed os dois terão que lidar com fantasmas do passado e todos os obstáculos que os acompanham. O final de "Príncipe Partido" jogou sobre Reed uma notícia bombástica que terá desdobramentos em "Palácio de Mentiras" e mostrará que as consequências são drásticas frente aos atos mais severos e que, nesses casos, o dinheiro não é salvação. Ella também terá um encontro inesperado com o passado: seu pai, tido como morto, surge à porta dos Royals e reivindicará seus deveres e direitos paternos, passará a cuidar e controlar a vida de Ella colocando a protagonista em uma "saia justa" quando começa a ter sua liberdade restringida no momento em que mais precisa estar ao lado de Reed.
Diferente dos primeiros livros, "Palácio de Mentiras" é o livro que menos apresentou reviravoltas na história e manteve uma trajetória um pouco mais linear sem deixar de lado todo o melodrama próprio da trama que, nesse terceiro livro, está bem carregado com algumas revelações que impactam diretamente a vida de Ella e Reed. Nos livros anteriores as reviravoltas causam impacto na vida de todos, mas em "Palácio de Mentiras" as autoras focaram totalmente nas consequências que essas guinadas impuseram à vida de Ella e Reed, justamente por se tratar do livro que fecha a história dos dois.
Apesar da narrativa fácil a história tem uma atmosfera pesada onde só acontecem coisas ruins, não necessariamente em um nível de drama emocional e psicológico, coisas ruins que tornaram a história cansativa de ler e muito maçante em alguns momento ao ponto de deixar o livro de lado, porque a cada página virada era mais uma situação desagradável ou negativa.
Achei que a história focou bastante em Reed, mesmo que seja um desfecho para Ella também. Em "Palácio de Mentiras" o amadurecimento de Reed é inegável e isso se deve ao fato de todas as dificuldades que passou a enfrentar, causadas por si ou por outros, tendo mostrado a ele que o poder do dinheiro que julgava ser ilimitado tem algumas fronteiras bem definidas. Ella, por sua vez, tem uma trajetória oposta: no primeiro livro era uma adolescente madura, forçada a isso pelas suas condições de vida mas que, ao viver sob a tutela de Callum Royal e todas os privilégios que o dinheiro proporciona, se permitiu ser uma jovem que não tem sobre os ombros as exigências de uma vida adulta.
Reed me encantou, deixou de ser aquele rapaz mimado, cheio de si, arrogante e esnobe; amadureceu forçadamente, parte disso em razão de Ella, mas muito pelas dificuldades que os acontecimentos ao seu redor lhe impuseram. Quanto a Ella, ao meu ver, as autoras mostraram, nesse livro, o seu comportamento como uma adolescente sem as responsabilidades de um adulto, como aquelas que ela tinha no primeiro livro da série; continua com respostas rápidas, diretas e sem filtro falando de forma ácida o que bem entende; mostra o seu lado mais infantil, mais rebelde, mais adolescente.
Os personagens secundários de "Palácio de Mentiras" são distintos em relação àqueles dos dois primeiros livros. Steve e Dinah serão personagens com papel necessário nesse terceiro livro, mas senti falta de maior interação de Easton e Val. Callum Royal tem sua presença bem marcada e está "de tirar o fôlego" em alguns momentos (ps.: eu gostaria de um livro sobre ele, ah, como gostaria), mesmo que em outros momentos seja bastante irritante e desanimador.
A história é escrita em capítulos intercalados narrados por Reed e Ella que, apesar de ser um formato que eu aprecio, achei meio confuso nesse livro. Não há muito o que falar da edição, só que o tamanho do livro é pequeno e a capa está bonita em cinza e prateado que realçam a imagem.
Eu esperava mais desse fechamento; achei que o primeiro livro surpreendeu ao criar uma trama forte, mas que foi desvanecendo aos poucos no segundo e terceiro livro. O ponto forte desse livro é, com certeza, o amadurecimento de Reed e seu comportamento forçadamente responsável; além disso, a mensagem por trás da história de que em algum momento a realidade dos atos alcança até aqueles que se consideram inatingíveis é muito pertinente aos jovens (e até a alguns adultos) que se julgam estar acima ou além de quaisquer consequências. Um livro que ficou às voltas de uma situação, com uma guinada inédita mas que teve uma evolução rápida demais... conclusão: um final corrido.
Vocês já começaram essa leitura ou não se interessam por esses livros? Eu não vejo a hora de ler o livro de Easton e saber um pouco mais sobre esse personagem marcante.
Beijos e até logo!
TRILOGIA "THE ROYALS"
1. Princesa de Papel | {Resenha}
2. Príncipe Partido | {Resenha}
3. Palácio de Mentiras
4. Herdeiro Caído | Spin-off
5. Cracked Kingdom | Ainda não lançado no Brasil
Oi, Adri! Eu achei esse livro o mais paradão de todos, talvez porque todas as tramas e arcos tenham sido desenvolvidos nos dois primeiros e esse seria só o fechamento. Também senti que faltou algo, mas eu realmente gostei. Estou louca para ler a história do Easton, que de longe pra mim é o melhor personagem!
ResponderExcluirBeijo
http://www.suddenlythings.com/
Oi Mi. É isso mesmo, um fechamento que foi bom, mas que deixou alguma coisa vazia em relação aos livros anteriores. Nossa, quando eu vi que teriam mais 2 livros do Easton dei pulos de alegria, vou adorar conhecer mais profundamente esse personagem e, ainda, reitero que gostaria muito de um livro do Callum. Beijos
ExcluirOi Adri, tudo bem? Por insistência da Ari, minha amiga e colaboradora, eu comecei a ler o primeiro e estou adorando! Uma pena que não tenha sido tão bom assim esse volume, mas o fato de ter amadurecimento do personagem já me amina!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi Mi! Nossa, essa trilogia é uma montanha russa de acontecimentos e estouros, acho que tu vai adorar. Eu estou super ansiosa pelo spin-off, acho que pode ser até melhor do que a trilogia em si. Beijos e boa leitura
ExcluirOiii Dri
ResponderExcluirEsse excesso de drama e situações trágicas e drásticas sempre me deixam cansada, meio deprê memso, fujo um pouco de leituras assim. Essa série é daquelas que pelo que notei todo mundo ama ou deixa literalmente, a narrativa das autoras parece ser muito boa, mas há um par de tópicos, como o relacionamento do casal, que me deixam receosa. Não sabia que o 4 era spin off, tô boiando total.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Oi Alice. É uma trilogia com opiniões bem divididas e definidas. Apesar dessas questões que podem incomodar um pouco, a trama é bem construída e os personagens são cativantes, mas é preciso relevar certas coisas. Beijos
ExcluirOi Adri! Eu gostei das reviravoltas desta série e deste livro em particular, só queria que a protagonista tivesse ficado menos focada em levar o namorado para cama e ajudado mais o coitado.No mais, amei a inserção de um crime. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Oi Cida! Ah, como foi cansativo isso.. eu lembro de ter lido tua resenha antes de ler o livro e já fiquei atenta, tentando relevar, essa questão, mas é muito chato esse comportamento da Ella. No mais, achei que as autoras super capricharam na trilogia. Beijos
ExcluirEu sempre achei as capas desses livros muito lindas e logo quando lançou eu fiquei até curiosa para ler, mas sinceramente vi tanta crítica sobre o livro apoiar uns tipos de relacionamentos destrutivos que eu acabei não conseguindo mais pegar para ler.
ResponderExcluirÉ uma pena que o desfecho da história não funcionou bem para ti :( Os Delírios Literários de Lex
Oi Lex. Olha, eu até acho as capas bonitas e interessantes, mas não são aquele tipo que me fazem ficar babando por ela. Sobre a história, ela tem um pouco de relacionamentos abusivos, mas acho que não é tanto assim... são mais comportamentos repreensíveis. Achei que as autoras conseguiram fazer os personagens evoluírem e amadurecerem, algo digno de um YA. Beijos
ExcluirOiiiiii Adri concordo com voce. Esse livro e o mais fraco dos três e tem um enredo mais pesado. Mas eu entendi o propósito das autoras e concordo plenamente com você elas têm que fazer um livro só do Callum. Na verdade tem que ter de toda a família.
ResponderExcluirBeijos
Ari
Oi Ari! E como iríamos ficar felizes com um livro do Callum, né... acho que iria desbancar todos os outros! Já estou sonhando aqui... hahaha!
ResponderExcluirBeijos