| RESENHA | O Silêncio das Águas (Brittainy C. Cherry)

20 de agosto de 2018

Olá!!

Sigo avançando na leitura de séries e a escolhida da vez foi "Elementos" da Brittainy C. Cherry. Cheguei ao terceiro livro - "O Silêncio das Águas" - que virou um queridinho, ganhou meu coração, e merece uma resenha bem bonita pra empolgar outros leitores a lerem esse romance com uma generosa "pincelada" de drama para deixar o coração pequenininho.

Vamos à resenha!

 
O Silêncio das Águas | Elementos #3

Sinopse: Da autora de O Ar Que Ele Respira e A Chama Dentro de Nós, uma história de amor que precisará vencer todos os obstáculos.

Quando a pequena Maggie May presencia uma cena terrível à margem de um rio, sua vida muda por completo. A menina alegre que vive saltitando de um lado para o outro e tem uma paixonite por Brooks Griffin, o melhor amigo de seu irmão, sofre um trauma tão grande que acaba perdendo a voz. Sem saber como lidar com o problema, sua família se vê em uma posição difícil e tenta procurar ajuda, mas nenhum tratamento vai adiante. Ao longo dos anos, Maggie aprende sozinha a conviver com os ataques de pânico e, sem conseguir sair de casa, encontra refúgio nos livros. A única pessoa capaz de compreendê-la é Brooks, que permanece sempre ao seu lado. A cumplicidade na infância se transforma em amizade na adolescência, até que um dia eles não conseguem mais negar o amor que sentem um pelo outro. Mas será que o forte sentimento que os une poderá resistir aos fantasmas do passado e a um acontecimento inesperado, que os forçará a navegar por caminhos diferentes?


Brittainy C. Cherry | Romance | 364 páginas | 2017 | Editora Record




Maggie é uma criança doce, cheia de vida que está sempre tagarelando e cantando; gosta de Brooks e decidiu que vai se casar com ele, tendo anunciado o casamento ao jovem noivo que recebeu a notícia incrédulo, pois acha Maggie chata e não poderia ter o sorriso mais feio do mundo, só tolerando a menina porque é irmã do seu melhor amigo. Mas Maggie não desiste e já tem, até mesmo, o ensaio do casamento programado para ser realizado no bosque. Maggie avisa Brooks onde deve lhe encontrar para este ensaio e ela o espera com uma gravata bonita... e não aquela marrom horrorosa que ela conhece! O que Maggie não imagina é que seu "ensaio de casamento" se transformará em um trauma de vida, inimaginável, algo que lhe calará para o mundo e lhe tirará seu brilho. Enquanto Maggie sofre os efeitos diretos desse trauma, sua família experimentará todos os impactos desse evento de forma indireta e Brooks será atormentado para sempre pelo que aconteceu à Maggie. E, nesse caminho tortuoso, todos terão que encontrar uma forma de viver... de sobreviver!


Em "O Silêncio das Águas" conhecemos a história de Maggie e Brooks, a qual será narrada em primeira pessoa pelos protagonistas, em capítulos intercalados seguindo os moldes dos livros anteriores, com ênfase maior na narrativa de Maggie. Neste terceiro livro a linha temporal dos eventos é linear com saltos consideráveis de tempos, começando a história aos 10 anos de Maggie, depois aos 18 e, por fim, aos 28 anos. A edição está muito bonita, a capa é linda e o título está muito bem ajustado à história. 

Em um drama muito bem construído, a autora retrata as consequências que um trauma causa na vida de uma pessoa, a abrangência dos efeitos no psicológico da pessoa traumatizada e os intensos reflexos nas pessoas que, indiretamente, sofrem junto com a vítima. No caso de Maggie esse trauma tem consequências severas transformando a vida da personagens e alcançando toda a sua família, mostrando as ramificações e a dimensão desse impacto. Nesse ponto acho bem importante fazer referência à nota da autora antes do início da história, pois Brittainy deixa claro ao leitor que os fundamentos da história não são baseados somente na sua criatividade, mas a própria autora sofreu um abalo que lhe acometeu assim como a personagem, claro que em outras proporções, mas da mesma forma teve consequências na sua vida. Achei bem interessante saber disso de antemão e saber que a autora escreve com ainda mais propriedade sobre o assunto. 

Achei os personagens muito bem construídos com capacidade de criar o sentimento de empatia no leitor. O foco principal da trama é Maggie, por isso Brooks teve sua vida um pouco negligenciada na história, o que eu considerei um ponto negativo, mas mesmo assim o protagonista conquista com sua personalidade amável, comportamento digno, altruísta, cuidadoso e amoroso. Os personagens secundários foram bem explorados e isso contribuiu para criar um enredo mais robusto, demonstrando o quanto a vida de Maggie, seus familiares e amigos foi afetada.

"O Silêncio das Águas" é o drama com o romance mais doce e inocente dentre os três livros que li da série e isso se dá pelo fato de a história começar com os protagonistas ainda crianças e manteve essa atmosfera de inocência ao longo do livro, especialmente em virtude das sequelas que o trauma de Maggie causou. O livro tem algumas cenas mais eróticas, mas não chegam perto daquelas narradas nos dois primeiros livros da série, tanto em quantidade quanto em intensidade.

Um drama intenso de apertar o coração que clama ao leitor para se colocar no lugar de uma criança traumatizada, enxergar e sentir as consequências de um ato negativamente transformador, mas também é uma história que mostra a força e o poder de 'ouvir' e 'observar' em um mundo onde todos procuram 'falar' e 'julgar' antes de entender. "O Silêncio das Águas" leva o leitor a experimentar a sensação de cumplicidade que a intimidade promove entre pessoas que se dedicam a entender o outro e se colocar no lugar da outra pessoa sem julgamentos.

A narrativa continua brilhante com uma fluidez única capaz de levar o leitor a devorar o livro rapidinho e desenvolvimento é descomplicado apesar da seriedade do tema apresentado. A história teve um fechamento bem elaborado criando vínculos com o início da trama como se fosse um ciclo. O primeiro livro da série já era um favorito (e continua sendo!), mas "O Silêncio das Águas" me conquistou totalmente e é o queridinho da série até o momento. Então, leitura super recomendada! E, para quem ainda não sabe, os livros tem histórias independentes e não precisam ser lidos na ordem de lançamento.

E agora, ansiosa para a leitura do último e derradeiro livro da série, com altíssimas expectativas, como não poder seria diferente! 

Quem leu ou está lendo a série "Elementos"? Gostaram do terceiro livro?

Beijos e até o próximo post.



SÉRIE "ELEMENTOS"

1. O Ar Que Ele Respira | {Resenha}
2. A Chama Dentro de Nós | {Resenha}
3. O Silêncio das Águas
4. A Força que nos Atrai

26 comentários

  1. Oi Adri! Adoro os livros desta série, trazem histórias tocantes e muito comoventes. A autora tem uma sensibilidade enorme e sabe cativar o leitor. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida. Concordo contigo, são histórias que emocionam e tocam o coração de maneira única. Beijos

      Excluir
  2. Olá!
    Só li os primeiros dois livros dessa série, e confesso que não me encantei tanto pelo primeiríssimo volume. O segundo, por outro lado, me arrebatou e eu gosto muito da escrita da autora e de como ela consegue fazer livros super longos passarem com uma fluidez bem tranquila numa velocidade consideravelmente rápida!
    Adorei a sua resenha e fico feliz em ver o quanto o livro te agradou. Confesso que me deixou bem curiosa e me faz querer retomar a série!
    Beijos,
    https://ofantasmaliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina. Tudo bem? O terceiro livro é bem diferente dos dois primeiros pelas características que falei no post, é lindo e emocionante, mas tem uma certa inocência que não encontramos nos outros livros. Acho que essa característica é um "divisor de águas" entre aqueles que gostam e aqueles que não gostam da história. Fico feliz que a resenha tenha te motivado a retornar à leitura da série. Beijos

      Excluir
  3. RESENHA PERFEITA. Estou tentada a colocar os livros que restam da serie na frente de minhas outras leituras. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thabita! Muito obrigada!!! Espero que goste desse livro tão doce e tocante. Beijos e boas leituras

      Excluir
  4. Oie
    Eu adoro esta série, me falta somente o último livro. A escrita da autora é muito boa.
    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa! Sim, em todos os livros ela consegue prender o leitor e levar uma leitura agradável e rápida da mesma forma. Beijos

      Excluir
  5. Oi, Dri!
    Eu comentei que esse livro tinha ficado em terceiro lugar no meu ranking da série, mas na verdade ele ficou em último haha Apesar de ter gostado muito da leitura, achei que os personagens de 30 anos tinham a mesma mentalidade e ações dos de 18. Não consegui ver uma maturidade neles e isso me incomodou um pouco... Mas tudo bem, pois adorei os quatro livros da série! haha Espero que você goste do último!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Sim sim, realmente essa característica é bem forte no livro, mas acho que isso também é o diferencial da história. Enquanto nos primeiros livros encontramos personagens intensos com um crescimento tangível, nesse livro o amadurecimento de Brooks é mais sutil, enquanto Maggie ficou presa pelo trauma a sua ingenuidade infantil. Adorei todos, mas esse despontou justamente por esse aspecto mais terno. Espero gostar ainda mais do último livro!!! Beijos

      Excluir
  6. Boa tarde Adriana, tudo bem?

    Acho que essa é a primeira resenha que eu leio desse livro, a premissa é interessante, mas não faz muito o meu gênero, ótima resenha...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco. Obrigada!! Deixa a dica anotada para quando quiser navegar por águas não tão exploradas.. é um romance misturado ao drama muito lindo. Beijos

      Excluir
  7. Oi Adri!
    Tb gostei desse volume e concordo plenamente com você na parte que voce diz que esse e o volume mais bem construído da série emocionalmente.A Brittainy arrasa na escrita! Amo os livros dela. Acho que você ira gostar do último livro. Foi o meu favorito da série apesar de amar O ar que ela respira. Ameiiiii Graham 😍
    Beijos
    Ari
    www.oquetemnanossaestante.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ari! Se eu te falar que as minhas expectativas são as mais altas possíveis para o último livro, acredita?! Espero que seja o meu favorito de todos, porque só li boas opiniões e muitas pessoas me falaram que foi eleito o favorito da série.. então... só expectativa por esse livro. Beijos

      Excluir
  8. Oi, Adri! Tudo bom?
    Infelizmente eu tive uma experiência beeem ruim com o primeiro volume dessa série, ai acabei deixando de lado e nem tentando o resto. É quase um 'ranço' que criei e prefiro evitar o estresse UHASUHASUHUHASUHASUHAS
    Mas que bom que foi uma leitura tão boa pra ti!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise! Ahhh, sério?! Bom, te digo que eu poderia ter criado esse ranço quando li o segundo livro, mas até me surpreendi ao final da leitura. Esse terceiro livro é bem diferente do primeiro, apesar da carga emocional ser grande, não é da mesma forma que o primeiro. Acho que vale a tentativa e arriscar a leitura, é muito tocante.
      Beijos

      Excluir
  9. Oiii Adri

    eu nunca quis ler os livros dessa série porque achei que fossem dramáticos demais, daqueles pra se debulhar em lágrimas literalmente, mesmo assim gostei de saber que este apresenta um romance fofo, doce e puro, eu gosto de histórias assim. Sie lá, acho que leria esse livro, aliás, tenho vontade de conhecer a escrita da Brittany, ela é bem elogiada nas redes, quem sabe termino estreando com essa série, vamos ver, vou deixar anotada.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice. Acho que o primeiro livro e segundo livros se encaixam bem nessa opinião que tu formou a partir do que leu sobre eles, mas "O Silêncio das Águas" é mais inocente, é mais puro, tem uma certa leveza apesar de todo o drama dos personagens. Eu te diria pra começar por esse, só pra conhecer a escrita da autora que é maravilhosa. Quem sabe depois te anima a ler os outros. Beijos

      Excluir
  10. Oi, Dri!
    Eu só queria ler esse livro pra saber o que foi que deixou a guria "muda" durante todo esse tempo, mas já me falaram hahaahahahaha Não tenho taaanta vontade assim de ler, mas já vi que ele conquistou várias pessoas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Hahahahah, sim, eu também fiquei bem curiosa com isso e logo é "desvendado" o mistério, mas depois foram os personagens e a curiosidade em saber como toda a situação se resolveria que me motivaram ainda mais a continuar na leitura que se tornou maravilhosa. Beijos

      Excluir
  11. Oi, Adri

    Eu li os três primeiros livros da série até agora e este é o que eu menos gostei. Achei os personagens imaturos e não senti empatia pela protagonista. Achei que faltou algo em relação ao trauma dela, sei lá. Não achei ruim, mas em comparação com os outros fica em último lugar.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami! Tudo bem? Sim, realmente tem essa abordagem mais "infantil", por assim dizer, mas é possível entender porquê a autora se manteve nessa linha, a protagonista viveu o trauma na infância e ficou presa a ele por muito tempo. Achei esse livro mais delicado, com um drama mais contido e com um caráter mais pessoal pelo que se vê na nota da autora. Beijos

      Excluir
  12. Oi Adri,

    Eu li no começo do ano O Ar que Ele Respira e adorei. Na verdade adoro os livros da autora. Preciso com a série, pois só vejo elogios dos outros livros.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica. Eu quero muito terminar essa série e conhecer "Sr. Daniels" que só leio ótimos elogios. Acho que Brittainy tem uma capacidade de escrever e conquistar impressionante. Beijos

      Excluir
  13. Olá! Tudo bem?
    Ahh amei tudo que você falou!! Deve ser um romance bem delicado, mas intenso! Bem do jeito que eu gosto! Me identifiquei bastante!! E eu não sabia que as histórias eram independentes, porque eu achava que o cara da capa era o mesmo.. adorei! Sempre tive receio de ler os outros, porque já vi que tinha muito hot e não curto.. mas quem sabe lendo esse, eu fico animada? :)
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara! Talvez esse seja o primeiro livro que deveria ler da série, justamente por ser mais doce e não traga tantas cenas eróticas. Quem sabe depois pode seguir na leitura dos demais, assim conhecerá a escrita da autora nessa série que é emocionante de forma inegável. Beijos

      Excluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!