| 5 MOTIVOS PARA LER | O Sol é para Todos (Harper Lee)

27 de agosto de 2018

Oii! Tudo bem?

Clássico no Espiral de Livros? TEMOS!
Já comentei aqui no blog que eu gostaria de ter lido mais clássicos, então estou aos poucos buscando títulos que me atraem e me façam conhecer essas obras mais tradicionais.

Hoje, para inaugurar os posts sobre livros clássicos aqui no EL, trago 5 motivos para ler "O Sol é Para Todos". Vem conferir quais são eles?


O Sol é Para Todos


Sinopse: Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.
O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.



Harper Lee| Drama | Literatura Estrangeira | 364 páginas | 2015 | Editora José Olympio





Clássico: quando se está diante de um clássico da literatura pode-se esperar um livro que aborde temas que transcendem o tempo. Em "O Sol é Para Todos", obra originalmente publicada há 58 anos, o leitor terá a oportunidade de ler sobre temas como preconceitos diversos, racismo, injustiças, entre outros. Com uma história voltada especificamente para a questão do racismo e injustiça jurídica e social, o autor de forma magistral insere à história assuntos como preconceito em relação a mulheres e desigualdade social.





Narrativa sob o ponto de vista de uma criança: Scout é uma menina com menos de 10 anos que narra toda história do livro sob o seu ponto de vista e acredito que esse seja o grande diferencial do livro que aborda temas tão importantes e sensíveis de uma forma sutil através da ingênua narrativa infantil. Em momento algum senti que houve leviandade por parte do autor em tratar os assuntos sob o ângulo infantil, pelo contrário, acredito que isso agregou ainda mais à história, mostrando ao leitor como uma criança com sua pureza enxerga as diferenças (de qualquer categoria) que os adultos criam e impõe aos seus semelhantes com base em pré-julgamentos e pré-conceitos. O ponto de vista infantil amenizou a intensidade sem deixar de tratar com o devido respeito os assuntos abordados.



Personagens descomplicados: os personagens são apresentados por Scout e seu ponto de vista sobre cada um deles é trazido de forma descomplicada e sincera, mas direta na mesma medida como só as crianças conseguem ser sem objetivo de ofender e/ou elogiar. Se torna fácil conhecer cada um deles, mas é preciso reforçar que esse conhecimento é bastante superficial,  o que contribui para esse elemento referente ao personagens. Àqueles leitores que buscam uma história que tenham seus personagens construídos sob diversas camadas e que apresentem suas características e personalidade de forma ampla e profunda já antecipo que "O Sol é Para Todos" não atenderá essa expectativa e nem poderia ser diferente, pois a narrativa em primeira pessoa de uma menina fugiria desse contexto e ficaria desconexa à história. A inocência e ingenuidade são sentidas em cada página, em cada afirmação, em cada momento do livro. Scout, Jem e Finch são memoráveis!



Escrita leve e fácil: apesar de se tratar de um clássico, a escrita é muito fluída, não existem palavras rebuscadas como se imagina podem conter aos montes em clássicos. Além disso, os personagens mantém diálogos claros e singelos, mesmo que seja uma história passada na década de 30. O fato da narrativa ser feita por uma menina contribui para essa características que proporcionou uma leitura agradável, em que pese os assuntos tratados sejam delicados e de extrema importância.






Leitura reflexiva: uma história com questionamentos atemporais que são suscitados de forma leve considerando a importância dos assuntos abordados cujo debate é acrônico e necessário e, ainda, se deve fazer presente atualmente tendo em vista os diversos casos de racismo, preconceitos de diversas categorias e injustiças que são vivenciados no dia a dia. Além disso, a história é construída de forma a fazer o leitor refletir sobre os acontecimentos que são descritos sem muita complexidade, mas tem a sua relevância demonstrada nos juízos de valor dos personagens. Na minha opinião, este é o motivo mais importante de todo o TOP 5!




"O Sol é Para Todos" foi sim uma leitura surpreendente! Com vocabulário simples, uma abordagem sensível de assuntos tão delicados e importantes na mesma medida; o autor constrói personagens que conquistam o leitor pela simplicidade (e alguns outros que fazem o leitor os abominar). Aos poucos o autor vai expondo as diferenças de julgamento (ou inexistência dele) entre crianças e adultos, essa revelação é primorosa e mostra ao leitor que a empatia e noção de igualdade nasce com cada um de nós, mas que, infelizmente, com o passar dos anos as crianças vão sendo expostas ao trágico desvirtuamento que a sociedade impõe e mostra que os julgamentos de cada um são concebidos no meio em que cada vive.

Leitura recomendada! Espero que esse post tenha conseguido plantar uma semente de curiosidade em vocês sobre esse livro e, quem sabe, os leve a lê-lo. Realmente vale o tempo de leitura!

Beijos e até mais

24 comentários

  1. Ai que post maravilhoso, AMEI.
    Eu quero muito, mas muito mesmo ler esse livro, já tá na minha lista há muito tempo e ainda não consegui nem comprar.
    Foi muito bom ler o seu post, só me deixou mais ansiosa!

    Mil beijos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thay! Que bom que gostou. Realmente é um livro magnífico e vale muito o tempo dedicado à leitura. Espero que goste da leitura. Beijos

      Excluir
  2. Eu preciso ler esse livro! Adorei a resenha, me deixou mais empolgada para fazer isso <3

    www.eduardafass.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda. Fico feliz em saber que a resenha te empolgou... é uma leitura maravilhosa! Espero que goste também. Beijos

      Excluir
  3. Oi Adri! Eu gosto muito desse livro, a narrativa pelo ponto de vista de uma criança traz para a história um ponto de vista inocente e sincero, é o forte da história. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida. Achei essa forma de narrativa fantástica, apesar do receio inicial de que poderia soar muito infantilizado, o autor arrasou e não vejo outra forma da história ser tão bem contada com tamanha sensibilidade. Beijos

      Excluir
  4. Oi Adriana!
    Preciso ler mais clássicos também,tô muito em falta.Acho que o último que li foi O Colecionador,único clássico que li esse ano por enquanto.
    Mas na lista dos desejados,O Sol é Para Todos está no topo da lista.Vi muitos comentários positivo,falando sobre a escrita da autora e a delicadeza como a personagem foi construída.Doido pra conferir!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio. "O Sol é Para Todos" é um clássico que deveria ser lido por todos. Acredito que quebra aquela ideia de livros engessados, com um vocabulário difícil e histórias cansativas. Esse livro é totalmente fora dessa ideia e o autor foi bárbaro na criação dessa história. Beijos

      Excluir
  5. Oi, Adri
    Eu nunca entendi a história de O Sol é para todos, mas vejo muitas referências em livros de jovem adulto ou new adult americanos, mas eu não gosto de clássicos, na verdade eu defendo o fato de que a gente não precisa ler clássicos pra ser um bom leitor KKKK Não sei se a história me encantaria mesmo assim.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi. Eu concordo contigo que não é preciso ler clássico para ser um bom leitor.. aliás, leitor é leitor, não importa do que nem qual formato. Sobre o livro, eu acredito que vale muito fazer uma tentativa e dar uma chance, não por ser um clássico, mas pela história, pela forma que foi narrado, pela sensibilidade, enfim, todos os elementos que compõem esse livro contribuem para transformar ele em uma obra maravilhosa. Beijos

      Excluir
  6. Oi, Dri!
    Achei muito interessante a trama ser contado pela visão de uma criança. São poucos livros que são assim e esse parece ser bem interessante. Para ser sincera, eu não tenho muuuita vontade de ler esse, mas vou deixar na wishlist!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari. Eu não me lembro muito bem, mas a primeira vez que li sobre esse livro também não senti muito interesse, mas aos poucos e depois de outras resenhas/informações comecei a ficar muito curiosa e entender porquê o livro é tão aclamado. Adorei e super recomendo! Espero que um dia ele saia da tua wishlist para a estante, hehehe! Beijos

      Excluir
  7. Oi Adri!! Eu não sou muito de ler sempre histórias mais fortes em drama, mas a forma que vc diz que o autor conduz me chamou atenção.E clássico, é clássico, sempre vale conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi. Acredito que esse seja um grande diferencial do livro: ser narrado por uma criança contribuiu para amenizar essa carga mais pesada da história que não trilha por esse caminho do drama tão intenso. É como uma criança enxerga a situação e o que ela passa a entender a partir das informações que capta e o que os adultos lhe falam. É bárbaro! Beijos

      Excluir
  8. Tá na minha lista já faz alguns anos, mas pretendo ler em breve =D
    Amei a sua resenha, ficou linda e super organizada, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dora. Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Espero que possa ler em breve e adorar essa história. Beijos

      Excluir
  9. Oiii Adri

    não leio quase nenhum clássico, mas ser uma leitura descomplicada, de linguagem fácil me ganhou, vou anotar pra quando pintar a chance de ler.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivy. Eu também não leio muitos clássicos, posso contar nos dedos.. acho que esse é o segundo, hahaha! Foi uma leitura impressionante, de quebrar "pré-conceitos" sobre os clássicos e proporcionou momentos muito bons enquanto lia a obra. Recomendo! Beijos

      Excluir
  10. Bom dia,

    Esse é um livro que está na minha lista de desejados, preciso comprar e ler pra ontem, gostei dos motivos....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco. Sim, é ótimo!! Espero que goste também. Boa leitura. Beijos

      Excluir
  11. Comecei esse livro faz um tempo e gostei bastante, mas parei na metade porque quero ler em versão física, já que gostei! Quero uma promoção boa pra trazer ele pra casa e amar <3

    Beijoos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarissa. Ele encanta nos primeiros capítulos e dá muita curiosidade de saber como a situação se resolve, né! Eu adorei! Boa leitura. Beijos

      Excluir
  12. Oi Adri, você acredita que eguei na biblioteca recentemente e estou na página 163? Conheci esse livro por influência da leitura do livro Passarinha porque a Katherine Erskine faz algumas relações entre a Scout e a Caitlin <3 Engraçado que eu acho que as duas personagens muitas vezes tem um raciocínio bem elaborado, mas as marcas da infância estão ali, o que torna o livro tão fofo de ler <3 Adorei sua lista porque eu estou lendo exatamente por esses pontos abordados por você neste post.

    Um beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yana. Não conheço esse livro que mencionou, mas vou buscar saber um pouco mais, porque Scout é encantadora, a narrativa tão leve e inocente que quero ler outros livros narrados por crianças. "O Sol é Para Todos" é lindo, quero assistir ao filme agora. Beijos

      Excluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!