| INDICAÇÃO DA ADRI| Viver em Paz para Morrer em Paz (Mario Sergio Cortella)

7 de agosto de 2018

Olá, tudo bem por aí?

Quem acompanha o blog já viu uma indicação de livro do Mario Sergio Cortella aqui e é um livro nos mesmos moldes desse que trago indicação hoje, mas antes de falar um pouco mais sobre o livro quero dizer para vocês que eu sempre fui uma leitora de livros de ficção, tinha meus julgamentos prévios sobre livros de não-ficção e isso tudo embasada em... NADA, porque nunca tinha lido um livro desse tipo. Nos últimos tempos tenho me interessado mais por livros de autoajuda (ei, e pode parar com o julgamento, tá... não é livro pra quem tá se afogando em mágoas, tentando encontrar uma razão ou sentido para vida... não não, nada disso, então pode parar por aí) e tenho me maravilhado com algumas obras que tive a oportunidade de ler e outras que já depositei expectativas. 

Então, hoje vou indicar um livro de filosofia (mas acho que poderia ser de autoajuda, sim), então vem saber um pouquinho mais sobre ele.


Viver em Paz para Morrer em Paz
Mario Sergio Cortella

Gêneros: Filosofia | Autoajuda 



















É bastante difícil falar sobre um livro de "não-ficção", especialmente quando ele trata de temas tão importantes como vida e morte. Cada um enxerga e lida com esse temas a sua maneira, algumas pessoas gostam de conversar e discorrer sobre o sentido da vida, a inevitabilidade da morte, se cercar de informações, ensinamentos, dicas, etc... mas também tem outras pessoas que não gostam de falar, sequer mencionar, vivem do seu modo sem se preocupar com essas questões ou deixam as preocupações com vida/morte resguardadas quase no inconsciente.

Nesse livro o autor trará questões muito pertinentes sobre a vida, sobre a importância de cada um, sobre o que fazemos de diferente que nos faz importante àqueles que nos são importantes. Achei bárbaro que na própria sinopse do livro fica claro que as questões que o autor pontua são bastante voltadas ao íntimo do leitor e do seu círculo de pessoas mais próximos, ou seja, o autor deixa claro que, quando se trata de vida e morte, mesmo quando a pessoa é famosa mundo afora, Brasil afora ou regionalmente, esses assuntos acabam se restringindo ao seu círculo mais restrito de pessoas com quem se relaciona diariamente... e um relacionamento presencial, não virtual.


"[...] Afinal de contas o que vale na vida é ser importante. 
Não necessariamente famoso. 
Importante é aquela pessoa que é importada por outra.
[...] Tem muita gente na tua vida que é importante, mas não é famosa. 
A pessoa importante faz falta". 
(página 12)

"[...] O maior prazer do ser humano, não importa a idade, é falar de si mesmo. 
Outro grande prazer é ensinar, pois é uma afirmação de valor, 
do seu próprio valor." 
(página 32)

"[...] É preciso ter esperança, mas não tem cabimento não fazer nada 
para mudar a situação e achar que, por pior que seja, 
vai melhorar no final." 
(página 141)

"A vida é complexa. E, quando tentamos explicar o complexo, 
não conseguimos viver o simples." 
(página 149)

"[...] A felicidade é uma ocorrência eventual, um instante, um episódio, 
e é exatamente pelo seu caráter passageiro 
que ela deve ser valorizada."  
(página 150)


Esse foi o segundo livro do Cortella que eu li e fiquei muito impressionada com a forma como o autor escreve, é de tamanha facilidade de entendimento que o livro pode ser concluído em poucas horas, mesmo não narrando uma história. Estou extremamente feliz e satisfeita com a leitura desse livro que, na minha opinião, não foi melhor do que o primeiro que eu li, mas que da mesma forma traz ensinamentos, argumentos e indagações importantes e de extrema valia sobre os temas abordados. 

Espero que o post e os quotes trazidos tenham motivado mais alguém à leitura desse livro que é muito bom mesmo! E, depois disso, só posso dizer: LEIAM!

Beijos e até o próximo post.


 


Sinopse: Se você não existisse, que falta faria? Para responder à essa pergunta, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella discute o que é importante nessa vida. Não é ser famoso e nem acumular coisas e propriedades, em uma obsessão consumista. Importante é ser importante para alguém, ou seja, fazer falta para alguém. Como? Neste livro, Cortella aponta alguns caminhos e nos faz pensar sobre as razões da existência.

Mario Sergio Cortella | 176 páginas | 2017 | Editora Planeta





OUTROS LIVROS DO AUTOR



PORQUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS?
{Indicação da Adri}









A SORTE SEGUE A CORAGEM!




 

8 comentários

  1. Oi, Dri!
    Amei os quotes! Maravilhoso demais. Só que esse estilo de leitura não é pra mim. Eu já tentei e não foi uma boa experiência.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! E tem cada quote lindo nesse livro, mas no anterior que li dele tem mais ainda. Sim, te entendo, já aconteceu comigo de abandonar outro livro de não-ficção que tentei ler, mas te digo que os livros do Cortella são apostas acertadas. Beijos

      Excluir
  2. Oi, Adri
    Eu nunca li nada desse cara mas vi ele na Bienal, como comentei. Eu não gosto de não-ficção nesse estilo, mas já li algumas bem legais e acho que a escrita do autor pode ser muito interessante, não tornando o livro maçante. Vou anotar a dica.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mika. Com certeza o Cortella arrasa. Já li um ou outro livro de não-ficção que são mais difíceis de ler, porque o autor tem uma forma de escrever mais arrastada, mas esses livros são maravilhoso e super tranquilos de ler. Que bom que gostou da indicação. Beijos

      Excluir
  3. Oi Adri, eu não leio quase nada de autoajuda, mas não julgo, principalmente pq se tem alguém que eu adoro nessa área é o Cortella. Ele fala e escreve tão bem que chega dá gosto <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Super concordo contigo! Esse ano estou experimentando esse novo gênero e me surpreendendo. Confesso que li pouco até agora, mas já teve livro que abandonei, porque a escrita era tão arrastada ou difícil que não consegui dar seguimento na leitura, mas os livros do Cortella estão sendo maravilhosos e uma experiência literária interessantíssima. Beijos

      Excluir
  4. Oi, Adri. Eu gosto muito das palestras do Cortella e tenho interesse em ler algo dele algum dia. Fiquei feliz de me deparar com essa resenha positiva, me deixo ainda mais animada a procurar um livro dele para ler.

    Abraços.
    Daniela Tiemi
    leiturasecomidinhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, tudo bem? Obrigada pela visita e pelo comentário. Com certeza o Cortella entende muito sobre o que escreve e esse conhecimento é facilmente transmitido nos livros, é impressionante a didática que ele tem. Quanto as palestras, ainda não tive a oportunidade de assistir a uma, mas pretendo o quanto antes. Beijos

      Excluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!