RESENHA | No Seu olhar - Nicholas Sparks

10 de dezembro de 2018

Autor consagrado por livros de romance e drama, Nicholas Sparks presenteia seus leitores com um livro sobre um amor maduro e real conduzindo-os através de uma história marcada pelo passado dos personagens enquanto a reestruturação pessoal é o que norteia as suas vidas em meio a um suspense bem construído que deixará os leitores surpreendidos com cenas de ação de um bom thriller fundidas à história e um incentivo a se tornar detetive busca de respostas para tantas perguntas que vão se formando ao longo da história. 


Filha de imigrantes mexicanos, Maria Sanchez é uma advogada inteligente, bonita e bem-sucedida que aprendeu cedo o valor do trabalho duro e de uma rotina regrada. Porém um trauma a faz questionar tudo em que acreditava e voltar para sua cidade natal, a pequena Wilmington.

A cidade também é o lugar que Colin Hancock escolheu para se dar uma segunda chance. Apesar de jovem, ele sofreu mais violência e abandono do que a maioria das pessoas. Também cometeu sua parcela de erro e magoou mais gente do que gostaria. Agora está determinado a mudar de vida, tornar-se professor e dar às crianças o carinho e a atenção que ele próprio não teve.

Colin e Maria não foram feitos um para o outro, mas um encontro casual durante uma tempestade mudará o rumo de suas histórias. Ao confrontar as diferenças entre os dois, eles questionarão as próprias convicções. E ao enxergar além das aparências, redescobrirão a capacidade de amar.

Porém, nessa frágil busca por um recomeço, o relacionamento deles é ameaçado por uma série de incidentes suspeitos que reaviva antigos sofrimentos. E quando um perigo real começa a se impor, Colin e Maria precisam lutar para que o amor sobreviva.

Com uma trama madura e repleta de emoções e de suspense, No Seu Olhar mostra que o amor às vezes é forjado em crises que ameaçam nos destruir e que o primeiro passo para a felicidade é acreditar em quem podemos ser.


Romance | 432 páginas | 2016 | Editora Arqueiro

Classificação: 4/5


"No Seu Olhar" tem o incrível potencial de chegar até o leitor de alguma forma, pois é uma história completa que traz personagens bem construídos, maduros e um romance de aquecer o coração onde a atração e a curiosidade são os fatores que aproximam o casal cujo sentimento mais profundo vai se desenvolvendo ao longo das páginas. Não existe amor à primeira vista nem juras eternas, mas nem por isso a história se torna menos romântica e merece crédito por passar a mensagem de amor verdadeiro. Existem cenas mais acaloradas, mas nada de sexo explícito e aqui a obra merece destaque por deixar a imaginação do leitor voar para preencher cenas que ficam suspensas, deixando só "o gostinho" do que aconteceu capaz de tornar essas cenas sensuais na dose certa e equilibradas arrebatando ainda mais quem está lendo.

Uma história abrangente que trata sobre amor, laços familiares, amizades, crescimento, frustrações e o caráter mais sombrio da perda enquanto agente da vingança; todos esses elementos vem trabalhados de forma natural apesar da intensidade e profundidade de cada um, pois existe uma certa confluência entre eles que constrói toda a trama e envolve os personagens.




Os protagonistas são maravilhosos e intensos, não existe espaço para ficar indiferente quanto eles, têm muitas qualidades, mas não são elevados a um patamar inatingível, pois seus defeitos ficam claros e são trabalhados na história, mas cabe ressaltar que mesmo os defeitos não os tornam desagradáveis, muito pelo contrário, acabam criando empatia por parte do leitor. Da mesma forma os personagens secundários merecem destaque porque se tornam indispensáveis e apaixonantes fazendo parte da trama de forma ativa e recorrente ampliando a cadeia de relações dos protagonistas aprofundando ainda mais o conhecimento sobre eles, além de sustentarem suas próprias relações na história contribuindo de forma positiva para o enriquecimento da obra.

Observação: Lily se tornou uma das minhas personagens secundárias favoritas da vida, desde a sua personalidade, ao seu comportamento, interação com os outros personagens, ela é educada, elegante e tem classe, consegue o que quer sem magoar e faz o bem para aqueles a sua volta; é encantadora.

Sobre o suspense é preciso dizer que o autor soube construí-lo de forma equilibrada, trazendo elementos para criar uma ansiedade latente ao longo da história com o ápice da expectativa sobre seu desenrolar próximo ao desfecho da história quando o leitor já se dedica ao trabalho de detetive enquanto se perde no romance dos protagonistas, um misto de emoções conflitivas que transforma toda a leitura num frenesi de sentimentos. Cenas de ação, nervosismo à flor da pele, tiros, perseguição, detetives e mocinhos controlados pela polícia, além de muitas revelações são elementos que deixarão o leitor aflito e garantem que esse romance não será apenas flores e amores.

Uma história que se sustenta por si só, não utiliza elementos apelativos e nem subterfúgios protelatórios, são 432 páginas de história elaborada e desenvolvida onde todas as situações estão intrincadas entre si, cada uma delas tem um motivo de ser e acontecer. A narrativa é feita em terceira pessoa e, apesar de os capítulos serem longos, existe uma compensação pela presença massiva de diálogos. Aparentemente a capa não tem nenhum destaque especial, a arte é bastante simples, mas não posso falar sobre a edição, pois fiz a leitura em e-book.

PORQUÊ CLASSIFICAÇÃO 4

Particularmente eu esperava uma história doce e romântica e foi um susto encontrar um romance intenso com generosas parcelas de suspense e investigação. Assisti dois filmes baseados em histórias do Nicholas Sparks e, ambas, estavam enquadradas naquelas características que esperava encontrar nesse livro, mas fui surpreendida com uma obra mais profunda e personagens mais marcantes. Nada disso é negativo, mas me impactou com a surpresa que acabou me frustrando levemente, não pela história em si, mas pela inexistência daquilo que eu esperava encontrar.

Mais uma ótima leitura que indico com toda a certeza!
Essa leitura foi feita em conjunto com a querida Ariane que me motivou a ler meu primeiro livro do Nicholas Sparks e agora quero ler todos os outros que ele escreveu.


16 comentários

  1. Oi, Adri!
    Eu nunca li uma resenha desse livro mas fiquei igualmente surpresa por conter suspense no enredo. Faz anos que não leio nada do Nicholas, tem vários livros dele aqui mas morro de preguiça porque geralmente suas obras sempre acabam comigo, mas lógico que vou colocar esse na lista.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mika! Eu não posso falar sobre outros livros deles porque foi a minha primeira experiência, mas foi uma surpresa mesmo assim porque imaginei que seria somente romance. Gostei bastante dessa mistura, mas ainda quero ler um romance para me derreter escrito pelo autor. Espero que goste do livro. Beijos, Adri

      Excluir
  2. Oi, Adri! Tudo bom?
    Eu acho que li um livro do Sparks em toda minha vida e, definitivamente, o santo não bate com a narrativa dele. Eu acabo preferindo ver os filmes porque acho que com drama eu funciono melhor quando é audiovisual, leitura não cola.
    Mas que bom que foi uma leitura boa pra ti!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bem e tu? Acontece, né... por aqui tem alguns autores que também passo longe e são super consagrados e adorados por outros leitores. O importante é lermos o que gostamos e assistirmos o que vem melhor em filme. Beijos, Adri

      Excluir
  3. Amei sua resenha, não tinha lido nada sobre esse livro, gosto muito dos livros desse autor, as histórias sempre me fisgam. Já coloquei essa na minha lista!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado e que bom que o livro foi para sua lista.. não posso opinar sobre a escrita do autor e outras histórias, mas essa é ótima. Beijos, Adri

      Excluir
  4. Oie
    Eu adoro os livros do autor, agora já faz um tempinho que não leio nada dele e fiquei bem interessada neste.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa. Espero que goste dessa história que talvez seja um pouco diferente das outras, mas tem a construção do romance como tema central, o que eu acredito ser uma marca do autor, pelas resenhas que já li sobre seus livros. Beijos, Adri

      Excluir
  5. Gosto muito de de vez em quando ler um livro do Nicholas hahaha sempre me inspira a acreditar no amor ao próximo independente de romance e esse aí já ta na minha lista e nem sabia que tinha suspense aaaaa quero agora!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarissa, tudo bem? Com certeza foi um livro inspirador e te digo que Colin é um protagonista maduro que ensina algumas boas coisas aos leitores com a sua personalidade forte e sinceridade acima de tudo, mas sempre dosando para não machucar os outros. É muito bonita a história. Beijos, Adri

      Excluir
  6. Oie Adri, tudo bem?
    Eu gostei bastante desse livro, inclusive já faz um tempinho que li. Acho que ele se distancia um pouco do estilo do Sparks e isso me agradou.
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, tudo bem e contigo? Pelas resenhas que li de outros livros dele também achei que o estilo está um pouco diferente, mas como não li outros livros não poderia afirmar. Acredito que seja um diferente muito bom, porque a história é bem gostosa de ler. Beijos, Adri

      Excluir
  7. Oi Adri!
    Que lindo seu blog!!!
    Estou acabando esse livro, acredita?? E estou entrando na parte do mistério, mais para o desfecho da trama... ainda não sei o que vai acontecer, mas gostei bastante desse fator em meio ao romance dos personagens... depois conto o que achei!
    Beijinho e te convido a conhecer meu cantinho!
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, tudo bem? Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Sério? Que bacana! É mistério e muita tensão, né? Eu também gostei bastante dessa mistura, o leitor equilibrou muito bem esses elementos. Beijos, Adri

      Excluir
  8. Oi Adri!
    Ah obrigada pelo querida! Muito obrigada mesmo pela paciência e por ler comigo. Apesar de ainda não ter terminado a leitura (falta poucas páginas!) Eu ameiiiii em saber que você gostou do Nicholas!
    Beijos
    Ari
    www.oquetemnanossaestante.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ooi,

    Aah, o Nicholas arrebenta! Eu to com o livro na minha estante e quero ler loogo :D

    Beijos
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!