| RESENHA | A Noiva do Capitão (Tessa Dare)

4 de julho de 2018

Oii..

Dia de resenha! Dia de romance de época! Dia de livro gostoso de ler no qual vamos conhecer Madeline e Logan Mackenzie em um romance "escocês" audacioso e ousado para o gênero.

Sem mais demora... vamos à resenha!


A Noiva do Capitão | Série Castles Ever After #3

Sinopse: Madeline possui muitas habilidades preciosas: é uma excelente desenhista, escreve cartas como ninguém e tem uma criatividade fora do comum. Mas se tem algo em que ela nunca consegue obter sucesso, por mais que tente, é em se sentir confortável quando está cercada por muitas pessoas… Chega a lhe faltar o ar!  Um baile para ser apresentada à Sociedade é o sonho de muitas garotas em idade para casar, mas é o pesadelo de Maddie. E, para escapar dessa obrigação, a jovem cria um suposto noivo: um capitão escocês. Ela coloca todo o seu amor em cartas destinadas ao querido – e imaginário – Capitão Logan MacKenzie e convence toda a sua família de que estão profunda e verdadeiramente apaixonados. Maddie só não imaginava que o Capitão “MacFajuto” iria aparecer à sua porta, mais lindo do que ela descrevia em suas cartas apaixonadas e pronto para cobrar tudo o que ela lhe prometeu.



Tessa Dare | Romance de época | 257 páginas | 2017 | Editora Gutenberg





"A Noiva do Capitão" é um romance de época que não se restringe ao "lugar-comum" que normalmente é apresentado em livros do gênero. Um romance que se constrói ao longo das páginas, que inicia com uma atração física totalmente inesperada aos personagens que iniciam seu relacionamento quase como uma relação comercial e vão, aos poucos, cedendo aos desejos físicos e se entregando ao sentimento que começa a amadurecer.

Madeline se enroscou em uma mentira que não lhe causaria nenhum problema, muito pelo contrário, só lhe traria benefícios, ao seu ver, pois não seria obrigada a comparecer aos bailes ou quaisquer outros eventos sociais nos quais se espera encontrar uma dama elegível ao casamento. Porém, a mentira, como sempre, tem "perna curta" e Maddie é pega de surpresa por seu suposto e inventado noivo Capitão Logan Mackenzie que aparece a sua porta atrás daquela que lhe escreveu cartas enquanto estava na guerra e lhe atou em um compromisso idealizado. E então os problemas começam... Logan voltou da guerra pronto para se casar, mas Maddie não contava com isso.

Madeline é uma mulher jovem muito talentosa e querida, mas sua fobia lhe impede de se fazer presente em eventos sociais sem ter um ataque de pânico. Essa é sua fraqueza! Logan é um homem que teve alguns sofrimentos na sua vida, além de ser o capitão de uma legião do exército escocês com quem se sente em dívida para garantir um local digno para retornar após a guerra e retomar suas vidas, é um homem leal e correto, mas está disposto a tudo para assegurar sua palavra com a sua tropa. A "promessa" que Maddie faz em suas cartas é a alternativa que Logan precisava para cumprir com a sua palavra, mas ela não está tão disposta a se entregar a um "falso noivo" que veio lhe cobrar exigências por sua saída ardilosa aos bailes da sociedade.

A narrativa da autora é maravilhosa, a escrita é fluída e muito simples, envolve o leitor na história com muita facilidade. A trama é bem construída, todos os elementos convergem para uma resolução muito satisfatória no final, não deixando pontas soltas. Ao longo do livro eu comecei a fazer vários questionamentos sobre a história, estava tudo enrolado e eu ficava cada vez mais curiosa para saber como tudo se resolveria, quais seriam as respostas para a situação que Logan e Maddie estavam vivendo, e a autora conseguiu fazer com que tudo fechasse direitinho.

Madeline é muito carismática, com uma mente brilhante e cativa o leitor com seu jeito delicado, mas ao mesmo tempo determinado. Desde o início do livro torci por sua felicidade, seja como fosse, casada ou solteira. Maddie é o tipo de personagem que conquista.

Logan, no entanto, não foi um personagem tão envolvente. Desde  o início achei ele um homem machista e arrogante, se tornou insuportável em alguns momentos. Busca a autossuficiência, mas não a conseguirá sem Maddie e quando se vê perdendo uma batalha de egos com ela recai em chantagens se tornando muito desagradável. Aos poucos Logan vai se abrindo e mostrando suas fraquezas e, por isso, conclui a leitura entendendo ele um pouco mais e até me afeiçoando um pouco com o personagem, mas passou longe daqueles cavalheiros que seduzem e conquistam com as palavras e gestos, pois se mostrou bastante frio e pouco carinhoso.

Uma personagem que gostei muito é Thea, uma personagem secundária, a tia de Maddie que apareceu poucas vezes na história, mas que mostrou a força feminina, especialmente para a época, quebrando paradigmas e mostrando para a sobrinha que a felicidade não está naquilo que a sociedade dita e que nem todas as regras devem ser seguidas.



















Concluí a leitura do livro satisfeita com a trama e com o desenrolar, mas não me senti envolvida pelo personagem principal e isso estragou um pouco da história, pois quando leio romances sempre espero personagens que me cativem e me façam suspirar.

Então é isso, trilogia concluída e estou muito feliz com as leituras desses romances de época muito agradáveis que me renderam um livro favorito que vou sempre indicar e, apesar de a nota dos outros dois não ter chegado às cinco estrelas, considero muito boas e dignos de indicaçãotambém

Quem já leu esses livros ou pretende ler?

Beijos e até o próximo post



Outros livros da trilogia
        (clique na imagem para ser direcionado ao post)


http://espiraldelivros.blogspot.com/2018/03/resenha-romance-com-o-duque-tessa-dare.html
http://espiraldelivros.blogspot.com/2018/05/resenha-diga-sim-ao-marques-tessa-dare.html

30 comentários

  1. Oiii Adri

    Essa é a terceira resenha que leio sobre o livro e todas dizem que não foi tão bom quanto os anteriores ou que desta vez os personagens resultaram mais apáticos, dificultando pro leitor simpatizar ou se apegar à eles. Isso é sempre complicado, principalmente quando se trata de continuações quandoa gente espera que se mantenha tão boa quanto os anteriores. Tenho curiosidade em ler algo da Tessa, acho que as história dela possuem a medida certa de vários elementos que eu gosto. Ainda não sei quando vai rolar a oportunidade, mas tenho alguns livros dela na mira.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivy! Realmente esse foi o livro que menos gostei da trilogia, mas não é ruim não, só preferi os outros. Acho que comparei com o segundo que foi o meu favorito dos três, por isso esperava mais, além de ter lido muitas opiniões falando que o último era o melhor. Enfim, aconteceu, especialmente porque não me conectei com os personagens mesmo. Eu adorei a narrativa da Tessa Dare e já tenho outra série em vista também. Beijos

      Excluir
  2. Oi Adri
    Eu adorei muito esse livro, foi um dos meus preferidos da trilogia na verdade. Mas tava lembrando que Logan realmente é muito arrogante, impõe sua vontade em cima da Madeline e isso pode tirar qualquer um do sério. Mesmo assim adorei eles e a narrativa, isso porque eu sempre tive problema com a Tessa Dare.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mika. Sim, eu lembro que havia comentado que esse foi o teu preferido, o meu foi o segundo... Rafe amorzinho. Eu quero ler outros livros da Tessa porque adorei a narrativa, espero gostar tanto quanto esses. Beijos

      Excluir
  3. Olá...
    Adorei sua resenha! Gostei bastante do fato de você ter sido bem sincera em relação aos pontos negativos ;)
    É uma pena que alguns personagens não tenham sido tão envolventes assim mas, como uma boa amante de romances de época, vou dar uma chance sim para o livro...
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane, tudo bem? Com certeza é um livro muito gostoso de ler e não perderá tempo lendo, será muito agradável. Acho que minhas expectativas estavam elevadas, porque o segundo livro da trilogia me encantou de sobremaneira que virou favorito. Sobre os pontos negativos, eu acredito que a sinceridade é fundamental, até porque ser sincera de forma respeitosa não causa nenhum mal. Beijos

      Excluir
  4. Uma pena que o desfecho da trilogia não tenha sido tudo isso.
    Tão ruim quando a trilogia acaba e a gente fica esperando mais.
    Não tenho desejo em ler.
    Uma pena que Logan não tenha sido tão envolvente.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty, realmente é um pouco decepcionante, mas não foi o que aconteceu nesse caso. Eu adorei os três livros, só esperava um pouco mais do terceiro. Eu realmente indico essa série para quem gosta de romances de época, são livros muito gostosinhos de ler. Beijos

      Excluir
  5. Oi, Dri!
    Ainda bem que, apesar dos pontos negativos, foi uma boa leitura pra você. O meu favorito da trilogia é o primeiro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, com certeza foi uma boa leitura, apesar dos pontos que deixaram a desejar, mas eu adorei a trilogia, especialmente o segundo livro. Beijos

      Excluir
  6. Oi, flor! Tudo bom?
    Ihhh quando a protagonista não conquista, é difícil de eu curtir a leitura. Entendo teu ponto. Mas pelo menos a trama e o desenrolar da história salvaram, isso é bem legal! Mesmo com o escorregão de não ter uma personagem principal tão carismática, te manteve ali na história.
    A Tessa tá na minha listinha pra ler esse ano!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, é assim mesmo que me sinto. Até notei que tenho me esforçado para gostar dos personagens no início dos livros quando desconfio que corro o risco de não ser conquistada, mas às vezes a cisma continua até o final, ai não adianta se esforçar, só apostar que a trama e a história conquistem, hehehe.
      Eu adorei a narrativa da Tessa e, com certeza, lerei outros livros dela.
      Beijos

      Excluir
  7. Oie
    Quero muito conhecer a escrita desta autora, sou curiosa por esta série.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa, é muito boa! Eu adorei e super recomendo. Beijos

      Excluir
  8. Oi Adri! Tem livros que eu me afeiçoar aos personagens não faz muita diferença, livros de suspense e policiais são um exemplo. No entanto, romance tem que ser diferente, é tão mais gostoso quando amamos a dupla. Espero não ter problemas com esse livro por conta do mocinho. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida! Concordo contigo, para alguns gêneros a empatia em relação aos personagens é primordial. Espero que goste da leitura, acho que esse livro tem dividido um pouco as opiniões, porque vi muitos leitores que favoritaram o terceiro livro. Beijos

      Excluir
  9. Oi, Dri!
    Quando o protagonista não me conquista, eu também não consigo dar uma boa nota para o livro. Parece que não é possível se envolver com a trama e acaba perdendo toda a graça da leitura, né? Eu nunca li nada da autora, mas parece ter sido uma boa trilogia para você.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Concordo e me sinto exatamente assim. Realmente foi uma trilogia muito boa, mas não me conectei com o protagonista do último livro e acabei não conseguindo dar uma boa nota, parece que faltou alguma coisa. Beijos

      Excluir
  10. Oi Adri, tudo bem? Logan às vezes irrita mesmo, mas eu adorei o romance desse livro e achei a Madeline uma protagonista bem carismática!!Esse é meu preferido da Tessa Dare, ao menos até o momento!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! A trilogia é muito boa, mas infelizmente esse livro foi o que menos me agradou, acho que Rafe e Clio me conquistaram tanto no segundo livro que esperava demais do terceiro e não senti as expectativas atendidas, mas com certeza foi um livro muito bom. Beijos

      Excluir
  11. Oi Adri,
    Sei exatamente como são as coisas quando você não gosta de alguma coisa no livro e daí uma história que seria perfeita fica abaixo do que poderia ser. Com o primeiro livro dessa série, não sei porque, fiquei meio chateada com uma cena em especial que para mim meio que estragou a magia dos personagens. Mas, estou muito empolgada para ler o livro que você gostou e resenhou um tempo atrás, vou ler ele primeiro!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yana! É isso mesmo... acho que quando a história peca em algum ponto, os personagens não envolvem ou a narrativa não flui são elementos que contribuem para que o leitor não goste tanto da leitura, mas não signifique que seja uma leitura ruim, só não tão satisfatória. Realmente o segundo é meu queridinho. Espero que goste tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  12. Oi Adri,
    Acho que minha mãe tem esse livro... Ela até gosta da Tessa Dare, mas não a acha a melhor nos romances de época.
    Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer sua escrita, mas confesso que não seria por esse livro que começaria, rs.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê, tudo bem? Eu gostei da narrativa da Tessa Dare, é leve, os personagens são engraçados e as histórias são gostosas de acompanhar, mas concordo que tem outros autores de romance de época que arrasam. Eu quero muito ler outra série da Tessa, esse foi o primeiro contato com a autora. Beijos

      Excluir
  13. Sou apaixonada por romance de época e quero muito dar uma chance a autora, pois só ando lendo Julia Quinn af

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarissa! Eu adoro romances de época e nesse ano decidi que iria ler outros autores que escrevem o gênero, mas quero ler outros da Julia também, porque ela é fantástica. Beijos

      Excluir
  14. Oie,

    Justo o protagonista não ser tudo isso é complicado. Conheço a escrita da autora e gosto da forma que ela aborda suas história espero ler essa trilogia em breve.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!
      Foi meu primeiro contato com a escrita dela e adorei. Com certeza vou ler outros.
      Beijos

      Excluir
  15. Amei a resenha, tô com muita vontade de ler esse livro :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monyque! Obrigada, espero que goste da leitura. Beijos

      Excluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!