6 de abril de 2018

| 5 MOTIVOS PARA LER | Caixa de Pássaros (Josh Malerman)

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Pela primeira vez aqui nesse blog "docinho" cheio de romances teremos um suspense de arrancar cabelos, roer unhas, dormir com luz acesa...
"Caixa de Pássaros" foi meu primeiro contato com um thriller/suspense e posso dizer para vocês que fiquei extremamente nervosa e apreensiva durante a leitura de todo o livro! Gente, o que é isso?
Quem tá acostumado com a leitura desse gênero me conta: essa sensação passa? O leitor se acostuma com essa tensão toda?
Esse livro foi TENSO, gente, mas não sei se a palavra chega à altura do sentimento!
Te interessou? Então vem comigo conferir 5 motivos para ler esse suspense.




Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malermam
Gênero: Suspense / Ficção pós-apocalíptica
Páginas:272
Ano: 2015
Editora: Intrínseca

Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.



É um livro que mexe profundamente com o imaginário do leitor: a própria sinopse já alerta que se trata de um thriller psicológico e o autor foi mestre em transformar cada linha numa caixa de surpresas imaginativas capaz de estimular a criatividade do leitor na tentativa de adivinhar ou antecipar os próximos acontecimentos.



O mundo pós-apocalíptico é mais pessoal: o cenário de um "mundo pós-apocalíptico" já é bem conhecido, geralmente traz algumas características bem similares, mas em "Caixa de Pássaros" o cenário é desenvolvido pelo próprio leitor, com base em algumas informações trazidas pelo autor. Por ser um livro onde as pessoas estão vendadas não existem informações super detalhadas, pois as pessoas não podem ver o que estão vivendo e passando; existem 'informações-bases' estimulando a imaginação do leitor para completar os detalhes de cada momento, lugar, pessoa, etc, tornando esse mundo pós-apocalíptico ainda mais pessoal delineado com os detalhes atribuídos pelo próprio leitor.

 
O suspense é insuportavelmente lento: nesse caso, essa não é uma característica ruim, porque faz com que leitura te prenda do início ao fim, estimulando a imaginação em alto nível, criando ansiedade e expectativa sobre os acontecimentos futuros. É o tipo de livro que o leitor diz "vou ler só mais um capítulo" e não consegue largar o livro.




 
 "Concordamos que ela não sairia mais sem a minha permissão. 
De alguma forma, eu tinha que fazer com que 
ela acreditasse que as coisas eram seguras 
e absurdamente perigosas ao mesmo tempo"
(página 54)





A personagem principal, Malorie, é uma mulher admirável: com certeza esse adjetivo não é suficiente para demonstrar o quanto Malorie merece uma salva de palmas. Em um mundo pós-apocalíptico totalmente caótico ela consegue superar os obstáculos sem surtar ou entrar em desespero total, tem uma força de vontade de viver invejável, MUITA CORAGEM, ousadia e um instinto de sobrevivência que todos deveriam ter para resistir às constantes tentativas desse mundo bizarro de derrubar as pessoas.


A escrita flui com facilidade: a narrativa é em terceira pessoa (o que pode ser um empecilho para alguns leitores, mas posso dizer que não será no caso desse livro), intercalando o passado e o presente entre os capítulos. Em alguns momentos o autor incluiu trechos da própria pessoa falando com ela mesma frente a algumas situações mais intensas,  o que "quebrou" o ritmo da escrita em momentos muito oportunos.





Como eu mencionei esse foi o primeiro livro de suspense que eu li e tive que buscar leituras bem mais leves depois, porque realmente fiquei apavorada (não precisa muito, ok, mas o livro é apavorante mesmo), então não sei dizer se vou conseguir ler outro do mesmo gênero tão cedo.

Quem já leu "Caixa de Pássaros" e o que achou?
Quem ainda não leu, tem interesse nesse tipo de leitura?
Me contem nos comentários!

Beijos e até o próximo post



9 comentários:

  1. Oi, Dri!
    Esse livro virou um dos meus preferidos da vida <3
    Eu nem gosto do tipo de suspense que ele traz, pois é quase um terror em alguns momentos, né? hahaha E posso dizer que tive dificuldade para dormir em um dos dias que li, pois era madrugada e aquele monstro a perseguindo... Não foi fácil hahaha
    Estou muito curiosa para ver o filme, quero saber o que fizeram!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Estou com esse livro aqui em casa na fila de leituras e depois de ver o que você apontou, fiquei mais curiosa do que já estou! Fico feliz que apesar de aterrorizada, você ficou satisfeita com a obra no geral.
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu comprei o livro por causa de tanta indicação que tinha né, mas eu não sou fã do gênero, então demorei um século para ler e no fim acabei desistindo e passei pra frente. Meu problema é que eu me sinto cativada pela trama mas quando tenho ela em mãos não consigo ler, af
    Quem sabe eu não leia mais pra frente?
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Adriana
    Eu quero muito ler esse livro, já comprei até e sei que vou amar!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriana!
    Eu adoro histórias de suspense mas não fazia ideia da história desse livro. Fiquei com vontade de ler!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oiii Dri

    Eu vejo realmente muitos elogios sobre o livro, aliás a escrita do autor foi uma grande surpresa já que ele arrebentou total em sua estréia. Ainda não sei porque não me animei em conferir esse livro, olha que ele ja está na minha lista há tempos...

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Dri.
    Já tenho uma resenha prontinha desse livro, só falta postar mesmo. Suspense e terror são gêneros que me fascinam. Vou responder sua pergunta, dizendo que não passa não, a tensão continua a cada livro desse gênero. rsrs E para quem gosta, isso é a melhor parte!
    A única coisa que me deixou meio puta de raiva, foi o final em si, mais isso passou depois de um tempo. Você tem razão e acertou em cheio, quando colocou " É um livro que mexe profundamente com o imaginário do leitor" no primeiro motivo. Imaginar as coisas e visualizar as cenas é de tirar o fôlego e eu amo. Espero que você consiga ler outras obras desse gênero. rsrsrs
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Adri! Super confio no seu bom gosto! Não leio suspense com muita frequencia, mas esse ano eu tenho lido rs Quero conferir a obra antes da adaptação da Netflix e de todos os motivos saber que o enredo prende do incio ao fim me anima bastante!! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi amore, tudo bem?
    Ahh depois desse post eu fiquei super convencida rs. Eu tive muita vontade ler quando foi lançado, após ler alguns comentários a vontade passou, e agora com todo o lance do filme quero de novo. E vir aqui e me deparar com esses motivos para ler, me convenceram a investir.
    Beijos
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!