| RESENHA | Uma Mulher Livre (Danielle Steel)

13 de março de 2018

Oii gente!

Como vocês estão?

No último final de semana conclui a leitura do livro da Danielle Steel, "Uma Mulher Livre", e resolvi trazer resenha para vocês por dois motivos:
1 - eu me propus a resenhar todos os livros que eu ler (claro que pode acontecer de deixar de resenhar algum, mas pretendo resenhar todas as minhas leituras)
2 - nos blogs e IGs que acompanho vi somente uma ou duas resenhas sobre esse livro e acho que o livro merece mais uma (caso alguém tenha resenhado, peço desculpas e me avisa que faço a correção no post e passo para conferir a resenha, ok?)

Bom, é isso ai então!
Vem comigo?


Uma Mulher Livre

Autora: Danielle Steel

Gênero: Romance de amor

Páginas:293

Ano: 2017

Editora: Record


Sinopse: Dos deslumbrantes salões de baile de Manhattan para os horrores da Primeira Guerra Mundial, Danielle Steel nos leva para um mundo fascinante de uma jovem de espírito indomável. Nascida numa vida de luxo e glamour, Annabelle Worthington carrega o sobrenome, e a nobreza, de uma das famílias mais influentes de Nova York. Até que, num dia cinzento de abril, o Titanic afunda, levando junto o seu mundo. Seus pais e seu irmão mais velho estavam na viagem inaugural do majestoso navio, e apenas sua mãe sobreviveu. Para tentar confortar seu coração, Annabelle se voluntaria para trabalhar em um hospital, ajudando a cuidar dos enfermos, onde descobre sua verdadeira vocação. E, quando um homem nobre a pede em casamento, ela acredita que, enfim, voltará a ter dias felizes. Porém, novamente, o destino lhe prega uma peça, colocando-a no centro de um escândalo. Para fugir da tristeza que sua vida se tornou, ela vai para a Europa trabalhar no front da Primeira Guerra Mundial, ajudando a salvar os feridos. Na França, no auge do conflito, Annabelle consegue realizar um grande sonho: estudar medicina. O problema é que, mais uma vez, sua fé é colocada à prova, e ela precisará tentar retirar forças de uma grande tragédia se quiser renascer para uma nova vida. Com uma narrativa de tirar o fôlego e repleta de detalhes históricos, Danielle Steel nos apresenta uma de suas personagens mais fascinantes e singulares, e sua história inspiradora de dignidade, coragem e amor pela vida.


SOBRE O LIVRO

O livro se passa na época do Titanic, da Primeira Guerra Mundial e alguns anos após o término da guerra, sendo a vida de Anabelle Worthington marcada por esse dois grandes acontecimentos históricos. Anabelle é uma jovem da nobreza com um futuro promissor pela frente, frequentadora dos bailes da alta classe nova iorquina, integrante de uma família nobre e influente. Não poderia haver outro destino para ela, senão uma vida digna da nobreza, mas Anabelle não esperava que o Titanic, em sua viagem inaugural, levaria a vida de seu pai e de seu irmão, dando início aos infortúnios da sua vida. Um ano de luto, esse é o tempo de respeito estimado na alta classe e, nesse período, Anabelle não pode frequentar os bailes da sociedade tirando-a da "vitrine" das moças elegíveis ao casamento, mas para consolo de Anabelle nesse período ela se voluntaria para trabalhar em um hospital, descobrindo sua verdadeira vocação. Ao contrário, sua mãe fica cada dia mais preocupada com a ausência de Anabelle aos eventos da sociedade, pois acreditava que todos os bons rapazes já estariam casados ou comprometidos quando Anabelle voltasse a frequentar bailes para encontrar um marido, mas novamente a vida trouxe uma surpresa à Anabelle e ela recebe uma proposta de casamento que lhe faz muito feliz. Nesse momento, Anabelle acredita que sua vida está novamente entrando nos eixos, pois está feliz com o seu trabalho voluntário e, mais ainda, com o seu marido, mas a vida pode ser muito traiçoeira com ela e lhe aplica duas 'rasteiras' que, novamente, abalam as estruturas da sua vida e, dessa vez, os efeitos do que lhe acontece vai além da sua vida, pois envolvem um escândalo que chega aos ouvidos de todos os integrantes da alta sociedade de Nova York. Anabelle não tem mais condições de sustentar sua vida "maculada" nos Estados Unidos e decide rumar à França, em meio à Primeira Guerra Mundial, colocando sua integridade física em risco ao cruzar o oceano, mas nada mais pode fazê-la mudar de ideia.
Na França, Anabelle trabalha arduamente em hospitais ajudando os Aliados feridos e então a vida lhe agracia com uma nova possibilidade: estudar medicina, sua grande vocação. Tudo parece estar entrando novamente nos "trilhos", mas a vida pode ser bastante amarga para algumas pessoas e Anabelle se vê, novamente, vivendo uma situação que jamais passaria pela sua cabeça, uma situação que transformou inteira e permanentemente a sua vida.
(Daqui em diante não posso contar mais, porque o risco de ter algum spoiler é muito grande)


MINHAS CONSIDERAÇÕES


Minha primeira observação sobre o livro é que foi uma leitura bastante sofrida e eu digo isso porque eu sofri junto com a personagem. É Impossível não se compadecer por Anabelle e, também, admirá-la MUITO ao longo da história. Desde o início do livro ela não me pareceu uma moça frágil da alta sociedade, muito pelo contrário, sempre se mostrou mais forte e determinada do que suas amigas, mas nada me preparou para o quanto ela teria que ser forte durante o livro. Realmente, Anabelle é uma mulher guerreira que mostrou como superar as dificuldades da vida com dignidade, sem perder a bondade e o altruísmo. Além disso, a determinação dela é muito evidente, especialmente quando corre atrás dos seus sonhos, mesmo depois de ver sua vida despedaçada, tendo que se reerguer por si mesma, sem a ajuda de ninguém e superando todas as dificuldades sozinha.

Nas primeiras páginas achei que o livro iria demorar um pouco para fluir, e realmente demorei um pouco a me acostumar com a escrita, mas a história foi encorpando e ficando mais interessante a cada página e me fez ficar muito curiosa para saber o que aconteceria na vida de Anabelle, personagem por quem me afeiçoei bastante. A escrita da autora pode ser um pouco arrastada no início, mas não é nada difícil de acompanhar. Nesse livro ela traz diversos aspectos históricos à época do Titanic e Primeira Guerra Mundial que, na minha opinião, agregaram bastante valor à história, ambientando-a muito bem de forma detalhada, sem ser tedioso. A narrativa, em terceira pessoa, não traz muitos diálogos e pode acabar se tornando cansativa, mas logo as reviravoltas começam a acontecer e o interesse em saber mais sobre os personagens e suas vidas foi aumentando. Mais perto do final do livro os diálogos aparecem com mais frequência e são um pouco mais prolongados, o que tornou a leitura mais rápida.

O que me incomodou foi a autora ter trazido para a história vários conceitos muito machistas, mas entendo que a história se passa em uma época em que a realidade das mulheres era assim mesmo. De qualquer forma, aquela centelha indignada que não aceita esses conceitos tão retrógrados e revoltantes ficou gritando dentro de mim em vários momentos do livro, com muita vontade de estapear alguns personagens. Outra questão que me deixou um pouco desconfortável foi a característica extrema de altruísmo de Anabelle (por favor, não me considerem egoísta aqui, tá), mas a mocinha colocava os interesses e reputação dos outros acima dos seus em todas as situações, não importando se os reflexos seriam desastrosos para si e sua vida (quando eu digo desastrosos, digo MUITO DESASTROSOS).

Acho que a autora construiu muito bem a história, apesar de ser carregada por tristezas. Os personagens são marcantes e conseguem envolver o leitor. A autora conseguiu demonstrar muito bem no decorrer da história a força de vontade, determinação, a capacidade de se reerguer e se reinventar que Anabelle mostrou ao longo do livro, mas eu realmente acho que o desfecho deixou um pouco a desejar, apesar de entender que a ideia do livro não era criar um final como eu imaginei na minha cabeça.


QUOTES



OBSERVAÇÕES EXTRAS

A diagramação é muito boa, as páginas são levemente amareladas e o tamanho da fonte é adequado, elementos esses que facilitaram a leitura.

E a capa, o que é essa capa? Eu simplesmente me apaixonei, achei lindíssima!


MINHA AVALIAÇÃO

 ★★★★


Para finalizar, gostei muito da leitura e indico para quem gosta desse tipo de livro com história um pouco mais carregada e que demonstram/exigem o amadurecimento dos personagens. É uma história bonita de superação, mas que traz uma carga de tristeza também.

Quem já leu esse livro ou se interessou pela leitura?
Deixa teu comentário aqui embaixo pra trocarmos opiniões sobre ele.

Beijos e até o próximo post. 








23 comentários

  1. Oi, Dri!
    Eu acho essa capa bem bonita também, mas ela não dá nenhuma dica do que se trata, né?
    Por exemplo, eu nem imaginava que a trama se passava nessa época. Achei que era alguma coisa mais atual mesmo.
    Mesmo você gostando, eu vi resenha de alguns outros livros dessa autora e a maioria foi falando que acharam mais ou menos. Por isso acabei ficando com receio de não gostar e preferi passar outros livros na frente haha
    Mas acho legal que você tenha gostado, apesar dos pontos que você destacou do começo da leitura!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,

      É verdade, a capa é linda mesmo, mas não faz muita referência à história.
      Te entendo e já aconteceu comigo de deixar de ler um livro por ter lido sobre o autor ou a história, e não ter sido de boas opiniões. Isso acontece mesmo!
      Acho que temos que nos jogar naqueles que nos interessam mesmo.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Adri, tudo bem? Eu só li um livro da autora e gostei bastante, mas a protagonista tb era bem altruísta e me irritou em alguns momentos rsrsrs acho que deve ser uma característica da autora pelo jeito.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,

      Sério?
      Eu não tinha lido nenhuma outra obra da Danielle, mas se a personagem do livro que leu também tem essa características deve ser uma marca da autora mesmo.
      Qual foi o livro que leu?

      Beijos

      Excluir
  3. Olá Adriana
    Eu nunca tinha escutado falar do livro antes, mas a história me pareceu algo que eu gostaria muito de ler, amei sua resenha!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nívea,

      Obrigada!
      Se gostou da premissa da história, espero que possa dar uma chance à leitura desse livro.

      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Adri.
    Eu vou te falar a real...
    Eu li um livro da autora mas detestei, achei a narrativa e o desenvolvimento dela muito fracos para o tanto de fama que ela carrega, e por isso eu fico com aquele medo de ler algo dela, o que é chato. Já tinha me interessado pelo livro antes mas infelizmente não sinto mais vontade de ler.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,

      Que pena!
      É muito ruim quando nos frustramos com algum/a autor/a (ou livro), ainda mais se é conhecido.
      Quem sabe um dia dê certo com outro livro dela, né!

      Beijos

      Excluir
  5. Curti bastante a sinopse do livro, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe!

      Que bom que gostou!
      Obrigada pelo comentário.

      Beijos

      Excluir
  6. Oi, Dri!
    Menina, eu jurava que era uma história contemporânea por causa da capa e tals, mas eu já sabia que ela ia ser super sofrida.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,

      Pois é, acho que a capa e o título passam essa ideia mesmo, né!
      Siiim, super sofrida MESMO! Eu cheguei a ficar com o coração apertado em alguns momentos. Realmente Anabelle é admirável.

      Beijos

      Excluir
  7. Oi Adri,

    Já ouvi falar bastante da autora, mas nunca li nada dela, parece ser bem profunda a história. Acho que eu leria mais para frente.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica,

      Muito obrigada pelo comentário.
      Espero que possa dar uma chance à leitura do livro. É muito bom mesmo.

      Beijos

      Excluir
  8. Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas já me senti apegada a Anabelle porque ela realmente parece ser uma mulher de muita força e que amadurece muito no meio disso tudo. Pena que não curto muito livros que tenham a ver com guerra porque eu sempre me sinto pesada demais depois de ler sobre o assunto, sabe? Daí prefiro evitar. E acho que eu também me incomodaria bastante com o machismo da época, apesar de ser a realidade, né? Enfim, adorei a resenha, bem detalhada!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabs,

      Sim, tem essas questões que poderiam pesar negativamente pra ti na leitura do livro, mas te digo que o livro é mais sofrido pelas coisas que acontecem com a Anabelle do que pela guerra em si. Claro, por isso também, mas a personagem passa por tantas dificuldades que acaba sendo o foco principal de tudo.

      Beijos

      Excluir
  9. Oi! Eu li vários livros dessa autora e as histórias dela sempre são sofridas, mas emocionantes e com bastante drama. Este eu não li, mas bom saber mais sobre ele. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida,

      Acredito que deve ser uma característica dos livros da autora.
      Eu penso em ler outros livro dela, mas vou esperar um pouco, acho que não aguentaria mais uma história tão sofrida quanto essa de novo, mesmo que seja de superação.

      Beijos

      Excluir
  10. Oi Adriana!
    Acredita que nunca li um livro da Danielle Steel? E olha que ela já escreveu dezenas!
    Fiquei interessada nesse livro, mas acho que também iria me irritar com as partes/personagens machistas.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora,

      Sim, essas partes são bem irritantes mesmo!
      Tanto que eu parava a leitura e xingava os personagens. Até pensei em parar a leitura algumas vezes porque eu ficava furiosa com o que tava acontecendo, mas faz parte da história e se fosse diferente não seria tão factível à época.

      Beijos

      Excluir
  11. Oi!
    É a primeira vez que ouço falar deste livro e fiquei curiosa, mas não sei se eu iria gostar dele.
    Acho que essa questão do machismo por causa da época iria me incomodar muito, mas fiquei interessada na protagonista por parecer sofrer tanto.
    Bom, não sei se eu leria no momento, mas fico feliz que tenha gostado.
    Beijos.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Realmente as partes machistas são de tirar o leitor do sério mesmo, mas o livro é muito bom, a lição de amor à vida e superação são maravilhosas, mas tem que se preparar para sofrer junto com Anabelle.

      Beijos

      Excluir
  12. Oi Dri, tenho esse livro na estante desde o lançamento e concordo que a capa é linda, mas ainda não li por saber toda a carga emocional que ele trás e não é meu estilo de leitura.
    Bjs
    www.tellmeabook.com.br

    ResponderExcluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!