| RESENHA | O Cisne e o Chacal (J.A. Redmerski)

12 de fevereiro de 2018

Oii.!

Tudo bem com vocês?
Hoje eu trago para o "Espiral de Livros" uma resenha obscura, pra dizer o mínimo. É um livro impactante e mexe com o psicológico.

Te desafio: vem comigo?



Sinopse: "Fredrik Gustavsson nunca considerou a possibilidade de se apaixonar certamente nenhuma mulher entenderia seu estilo de vida sombrio e sangrento. Até que encontra Seraphina, uma mulher tão perversa e sedenta de sangue quanto ele. Eles passam dois anos juntos, em uma relação obscura e cheia de luxúria. Então Seraphina desaparece. Seis anos depois, Fredrik ainda tenta descobrir onde está a mulher que virou seu mundo de cabeça para baixo. Quando está próximo de descobrir seu paradeiro, ele conhece Cassia, a única pessoa capaz de lhe dar a informação que tanto deseja. Mas Cassia está ferida após escapar de um incêndio, e não se lembra de nada. Fredrik não tem escolha a não ser manter a mulher por perto, porém, depois de um ano convivendo com seu jeito delicado e piedoso, ele se descobre em uma batalha interna entre o que sente por Seraphina e o que sente por Cassia. Porque ele sabe que, para manter o amor de uma, a outra deve morrer." 

Título original: The Swan and The Jackal  Autora: J.A. Redmerski  Editora Suma de Letras  Ano de publicação 2016  Páginas 245

***************

Fredrik não é um personagem novo na série "Na companhia de assassinos", tendo aparecido rapidamente no livro 1 e um pouco mais no livro 2 que introduziram algumas características a mais sobre o personagem e fatos sobre a sua vida. Ele é um assassino sangrento que tem fascínio pela tortura; não tem piedade, mas é "correto" ao ponto de não matar inocentes, ou quem ele julgue inocente. Por ter sofrido abusos na infância se tornou o homem desprovido de sentimentos que encontra prazer na tortura que inflige às vítimas antes de matá-las. 

O que Fredrik não imagina é que ele ainda pode ter sentimentos que achava não poder mais sentir, que viria a se apaixonar e essa paixão é por Seraphina, a mulher com quem se casou. Seraphina também é uma assassina de sangue frio que compartilha com Fredrik alguns desejos obscuros. Após casados, o casal vive por dois anos nesse relacionamento cheio de episódios sangrentos até que Seraphina desaparece e Fredrik passa a procurá-la em todos os cantos.

Na busca por Seraphina, Fredrik encontra Cassia, uma mulher doce e gentil que não consegue enxergar nada além da bondade nas pessoas. E essa mulher é quem pode ajudá-lo a encontrar Seraphina. Fredrik acredita que só Seraphina lhe entende e é somente por ela que ele pode ter algum sentimento, mas ele não esperava que poderia começar a se envolver por Cassia, uma mulher tão diferente da sua esposa, e o que mais lhe atormenta é o fato de que se uma viver a outra deve morrer.

Fredrik vive atormentado por essa situação: a incessante busca por Seraphina e a confusão sentimental que passa a viver no momento em que conhece a doce Cassia. A medida que ele chega mais perto de encontrar Seraphina, mais ele se aproxima de Cassia. E essas duas situações passam a aterrorizá-lo. 

***************

Minha opinião

Te prepara, porque é um livro que tu começa e não quer mais parar de ler até o final... e quando chega no final, te prepara porque vai ser um choque!

Me sinto até um pouco culpada por ter gostado tanto desse livro, porque o personagem principal é um assassino com passado e vida obscuros e sórdidos.
  

No livro 2 ("O Retorno de Izabel") eu passei a ter medo de Fredrik (cheguei a ter pesadelos, é sério), mas em "O Cisne e o Chacal" eu comecei a ter compaixão por ele, pela infância roubada que teve e pelo drama que viveu no livro. Impossível não se compadecer do que ele viveu no livro, mas isso só se revela quase no final do livro. Como nos primeiros livros, a autora consegue prender o leitor na história que é totalmente imprevisível. Fiquei assim 😲 de queixo caído!

Para não estragar a história para quem não leu, não vou falar muito mais sobre os personagens, só que a autora aprofundou mais o passado de Seraphina e Cassia do que o de Fredrik. Sobre o passado dele foram trazidas informações suficientes para que o leitor entenda o que passou e porque se tornou o homem que é. Sobre o passado de Seraphina e Cassia a autora precisava trazer mais informações, pois só assim a história poderia ser entendida por completo.

Não é tão sangrento quanto os dois primeiros livros da série, mas o leitor precisa estar preparado psicologicamente para algumas situações que vão fazer se remexer na cadeira de agonia. 
Para ler "O Cisne e o Chacal" não é obrigatória a leitora de "A Morte de Sarai" e "O Retorno de Izabel", mas eu aconselho a leitura na ordem, porque os personagens dos primeiros livros aparecem no terceiro e algumas situações só existem no livro 3 porque são frutos dos dois primeiros, o que vai acabar estragando algumas partes do primeiros livros.

Observação: leia a carta ao leitor, no início do livro. Achei bem interessante, porque a autora deixa claro ao leitor o que ele pode ou não esperar do livro.

MINHA AVALIAÇÃO: ★★★★



***************


*** SPOILER ***

Como sou fã assumida de finais felizes, posso dizer que não fiquei totalmente satisfeita com o final. Eu já enxergava outro final para Fredrik e Cassia, mas acho que se fosse diferente do que foi seria muito absurdo.




 
 ***************
É isso ai então! Um livro de tirar o fôlego com revelações e reviravolta surpreendentes que vão te prender à história. 
Não vejo a hora de ler os próximos, mas ainda não foram lançados no Brasil, então por enquanto fico na expectativa e torcida pra que essas publicações sejam feitas o quanto antes.









O que acharam da resenha?
Quem já leu, o que achou do livro?

Beijos e até o próximo post!
 
 


 

12 comentários

  1. Oi!
    Menina, eu li esse livro e não gostei tanto por causa do final também. Sou romântica e queria que tudo desse certo, apesar dos personagens serem dois psicopatas, mas infelizmente não deu. Fiquei completamente chocada com as revelações, caramba, a autora soube conduzir a história muito bem. Snho com um novo amor para Frederik porque ele precisa.
    Eu também acho que a autora poderia trazer mais sobre o passado do Victor, ele é meu personagem preferido. Amo essa série!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mi!

      Também gostaria de um novo amor para ele! Me partiu o coração no final do livro...
      Realmente, o passado do Victor é bem misterioso.
      Parando pra analisar, eu achei que o passado das mulheres foram mais explorados que dos homens, tu não acha?

      Beijos

      Excluir
  2. Mari, a resenhista lá do Blog, começou a ler essa série e disse exatamente isso.
    Ela comentou que o livro é viciante e você só tem vontade de ler, ler, ler até terminar a obra hahaha.
    Quero muito conferir.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!!

      Sim, é isso mesmo! Quando li o livro 1 achei bem diferente de tudo que eu já tinha lido e isso acabou sendo mais um estimulante pra ler logo até o final. O livro 3 então, nem se fala! É de prender a respiração e seguir em frente... e quando termina, ah, dá vontade de pedir pra autora continuar! Hahahaha
      Boa leitura!

      Beijos

      Excluir
  3. Olá Adriana, essa sinopse me deixou ansiando mais pela história, porém fiquei com um pouco de medo na hora que li "sombrio e sanguento" e "sedenta de sangue", mas tudo bem, acredito que seja um livro incrível!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nívea!

      Não vou negar que deu um pouquinho de medo, mas te digo que com a evolução do livro isso passa. Acho que a ideia da autora era justamente essa.. criar esse impacto inicial e fazer o leitor vagar por outros sentimentos em relação aos personagens. É uma super trama!

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Adriana!
    Eu li os dois primeiros da série e fiquei interessada em ler esse... Mas acho que preciso reler os outros, já esqueci da história.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora,

      Eu gostei principalmente do livro 1 e 3.
      Achei o livro 2 o menos interessante desses três.
      Te digo que não precisa reler os outros para ler o terceiro.
      Boa leitura!

      Beijos

      Excluir
  5. Eu não conhecia essa série e bom, ela parece sair bem do gênero que ando lendo. No início, não me interessei, mas fiquei curiosa já que você afirma que é difícil parar de lê-lo.
    Vou procurar conhecer a série. Quem sabe eu não leia os livros, não é?
    Beijos.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,

      Obrigada pelo comentário.

      Que bom que se interessou pela série. É bem diferente do que costume ler também, sai totalmente da "zona de conforto" e, apesar do impacto inicial, achei a trama bem construída. Espero que goste da leitura!

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Adriana,
    estava relendo os dois primeiros livros dessa série e a sua resenha me deixou ainda mais empolgada para ler esse volume. Adoro o tom mais sombrio que essa série tem, mas fiquei meio assim de ler um livro com a visão de um torturador...

    Mas pelo visto chegou o momento de encarar.

    Bjs,
    Helyssa
    www.tellmeabook.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helyssa.

      Eu também pensei um pouco antes de ler, pensei que deveria me preparar, mas achei que tem menos mortes e tortura do que nos anteriores.
      Depois me conta o que achou.

      Beijos

      Excluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!