RESENHA | Treze - FML Pepper

19 de março de 2019

Você acredita em destino? Em qualquer tipo de premonição, adivinhação ou semelhante? Para Rebeca é tudo preto no branco, não existe a possibilidade de as coisas não acontecerem pelas vias práticas e óbvias, mas quando o encontro com uma cartomante lhe reserva adivinhações sobre a sua vida que passam a acontecer sem exceção, àquilo no que Rebeca acreditava começa a se perder enquanto precisa lidar com as situações previstas e, a maior e mais preocupante, é aquela que garante que o seu décimo terceiro namorado será o grande amor da sua vida e lhe salvará. Será que ela se arrisca a duvidar DESTA premonição ou tenta "jogar com seus pauzinhos" para que o décimo terceiro seja aquele que ela acredita ser o melhor?


Treze
FML Pepper

Romance | Literatura Brasileira
406 páginas | 2017
Editora Galera Record

Classificação da leitora: 5/5



Às vésperas de cometer o maior golpe de sua vida, a cética Rebeca vai a um parque de diversões decadente e se depara com uma enigmática cartomante que, contra a sua vontade, faz uma série de previsões bizarras sobre seu futuro. Para seu desespero, todas as nefastas previsões viriam a se concretizar e a arremessariam em um furacão de perdas e de derrotas. Quando sua vida chega ao fundo do poço, circunstâncias inesperadas lhe dão a chance de um recomeço e, querendo ou não, agora Rebeca não pode desprezar a última e mais perturbadora previsão da vidente: o número TREZE, ou melhor, o décimo terceiro namorado seria o homem que traria sua salvação. Longe dele, sua existência seria apenas caos e ruína. O que Rebeca jamais poderia imaginar, no entanto, é a que a cartomante camuflaria o predestinado atrás de charadas. Dois rapazes surgem em seu caminho e se encaixam perfeitamente nas pistas, mas apenas um deles será o grande amor da sua vida. É chegada a hora de decifrar o enigma do coração ou arriscar perder tudo para sempre.



Treze é um romance jovem adulto que aborda, principalmente, os temas relativos a relacionamento, escolhas e desenvolvimento profissional sendo o duvidoso campo das adivinhações o pano de fundo da trama conferindo originalidade à história. Rebeca e Karl, protagonistas, não poderiam ser personagens mais diferentes entre si, ambos contam com um passado penoso, mas encaram a realidade dos fatos de forma distinta. Enquanto Rebeca não se conforma e parece estar sempre revoltada com a situação na qual se viu envolvida, Karl se resigna e tenta ser uma pessoa melhor ou utilizar o que lhe resta a seu favor. 

Rebeca é prática e uma personagem extremamente cética que se vê forçada a crer em adivinhações quando um encontro com uma cartomante lhe garante várias dessas previsões sem fundamento lógico, mas que passam a acontecer aos poucos e sucessivamente. Rebeca se vê, então, em meio a um dilema: continua acreditando na praticidade a qual foi ensinada ser a única certeza ou se rende às visões de uma velha cartomante desconhecida? A última previsão da mulher é a que mais lhe atormenta, aquela que lhe garante o grande amor da sua vida e seu salvador! Enquanto isso, a personagem se vê dividida entre dois rapazes e, um deles será aquele da previsão... mas qual? Será que Rebeca pode "dar uma ajudinha" para que a previsão se concretize naquilo que ela acredita ser o melhor pra si ou o plano já está traçado independente da sua interferência?

Enquanto isso vamos conhecendo Karl, um rapaz trabalhador que tinha no passado um futuro promissor, mas que se tornou nebuloso e preferível de esquecimento para evitar sofrimento. Karl está sempre por um fio, todo o cuidado é pouco, mas não deixa de viver a sua vida por isso; é o clichê "bruto e gentil" em um pacote só. Um salvador? Ou alguém que precisa ser salvo? Karl é um mistério, tanto para Rebeca quanto para os leitores.

A narrativa é dividida entre os dois protagonistas e proporciona maior proximidade em relação a eles; é fácil conhecer ambos, pois a escrita da autora conduz o leitor com leveza e distingue com facilidade o pensamento e característica de cada um.



Uma trama construída com maestria que não deixa pontas soltas, uma verdadeira obra digna de reconhecimento quando trabalha um assunto que poderia ser considerado leviano ou sem fundamento, mas todos os elementos são aprimorados de forma a não restar críticas a estrutura e construção trabalhando desde temas mais sensíveis como as relações familiares e dificuldades financeiras àqueles como atração física e amadurecimento pessoal. Faculdade, brigas, hackers, cartomante, tentativa de estupro, relacionamentos complicados, entre outros são os assuntos abordados em Treze restando ao leitor estar preparado para essa leitura que é uma verdadeira montanha russa de acontecimentos e emoções.

Impossível ficar indiferente a uma história que foi elaborado do início ao fim para chamar a atenção do leitor e cativar, desde à capa, sinopse e história, sem contar personagens extremamente carismáticos que, até nos piores momentos, conseguem convidar o leitor a ficar do seu lado sem se irritar com alguns momentos mais infantis. 

Treze proporciona uma leitura rápida e fluída que conquista o leitor rapidamente deixando-o ávido pelo desenrolar dos acontecimentos que se encarregam de manter o aspecto misterioso até os últimos capítulos. Apesar de algumas coisas poderem ser inferidas pelo contexto, a autora não permite que o leitor se sinta seguro em relação a sua imaginação e cada capítulo reserva uma reviravolta ou uma revelação inesperada que lhe coloca de novo na estaca zero quanto às adivinhações. Em Treze a autora não traz uma história perfeita para os personagens, mas a constrói perfeitamente sobre a problemática na qual os insere com um passado bem trabalhado e um futuro incerto, exatamente como a vida é.


Nesse espaço agradeço à autora pelo convite à leitura do livro em parceria. Um convite inesperado que me deixou muito grata e feliz por ter me proporcionado a leitura dessa história que já estava desejando há algum tempo.

12 comentários

  1. Uau, que resenha maravilhosa, ainda não conhecia esse livro e já me apaixonei pela capa. Tem autores que tem esse dom, de desenvolver bem uma história, mesmo que ela não seja perfeita. Fiquei doida para ler!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila! Muito obrigada. Que bom que se interessou pela história, é muito bacana mesmo, espero que goste da leitura. Beijos, Adri

      Excluir
  2. Oi Adri! Eu sempre quis ler algo da autora e este livro tem sido bem comentado. Eu não acredito muito em adivinhações, previsões, etc., mas leria de boa a obra. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida. Eu também sou um pouco cética, mas não totalmente, sempre fica aquela "pulguinha atrás da orelha" e esse livro desperta ainda mais essa dúvida. Espero que dê uma chance à leitura, é muito legal. Beijos, Adri

      Excluir
  3. Oi, Adri
    Eu tinha uma ideia totalmente diferente da obra. Por ser uma fantasia urbana achei que fosse realmente encontrar algo bem fantasioso, um outro mundo e não foi isso. Eu estou me surpreendendo muito e ficando louca com a Rebeca, ela é meio criacinha ás vezes, aff. Espero gostar!
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, tudo bem? Eu fiquei intrigada com a história desde que li a sinopse e não esperava nada muito fantasioso, mas também não imaginava que a autora fosse incluir tantos problemas reais na trama. Ahhh, a Rebeca irrita mesmo, mas acho que a gente acaba ficando com mais pena dela porque é azarada demais!! Beijos e boa leitura, espero que seja proveitosa.

      Excluir
  4. Oie,
    Agora fiquei com vontade de ler esse livro.
    Pela capa presumi algo completamente diferente do que sua resenha trouxe, e me surpreendi positivamente.
    Ótima resenha!
    Beeijoo!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazy! Obrigada pela visita e pelo comentário. Eu acho a capa desse livro muito linda e chamativa, realmente ela pode acabar passando a impressão de algo que não, mas te digo que a parte das adivinhações da cartomante são o pano de fundo bem trabalhado da trama e isso conta a favor da história.
      Beijos, Adri

      Excluir
  5. Oi Adri,
    Meu primeiro contato com a FML não foi muito positivo, então não me animei muito na época do lançamento deste. Porém, quando vi a autora na Bienal me encantei com o jeito simpático dela. Quero ver se dou uma segunda chance!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, tudo bem? Comigo foi o inverso, meu primeiro contato que foi esse livro me agradou bastante e tenho vontade de conferir outras histórias escritas pela autora, mas entendo como é isso e já aconteceu comigo várias vezes. Quem sabe "Treze" te ajude a mudar esse sentimento e opinião? Beijos, Adri

      Excluir
  6. Olá, Adri!
    Eu gostei bastante deste livro, porém, uma coisa me incomodou bastante, é como a autora retratou a fala do no mineiro, inclusive, amigas minhas reclamaram diretamente com a autora.

    Eu li pelo convite de parceria da Pepper e fiquei muito feliz.

    Até mais!
    www.depoisdaleitura.com.br


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem? Eu também gostei bastante da obra e não atentei para esse fato que relatou, mas tenho certeza que se fosse retratado a forma de falar da minha região de alguma forma que eu não gostasse ou concordasse também entraria em contato com a autora. Beijos, Adri

      Excluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!