RESENHA | O Melhor de Mim - Nicholas Sparks

2 de maio de 2019

Para ler Nicholas Sparks, especificamente O Melhor de Mim, é preciso que o leitor esteja emocionalmente preparado para as diversas emoções que a história provocará, desde amor à revolta, surpresa e consternação. Na história desse livro o autor traz uma sobrecarga de conflitos sentimentais e uma dose equilibrada de drama que suscitará questionamentos deixando o leitor atordoado ao final.


O Melhor de Mim
Nicholas Sparks

Romance
272 páginas | 2014
Editora Arqueiro

Nota: 3☆'s


Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las. 


---------- ♡ ---------

O Melhor de Mim tem início e fim contrapostos, enquanto aquele é um pouco arrastado, ao final o leitor se verá em uma leitura frenética e angustiante a ponto de tirar o fôlego. Uma narrativa construída dessa forma que vai crescendo gradualmente e prendendo o leitor pouco a pouco tem seu ápice nas 60 páginas finais que darão a sensação ao leitor ter sido transportado para outra história. A construção da história é impecável, apresenta o passado e o presente de forma natural, sem marcação exata do tempo garantindo a fluidez na transição dos tempos e contribui para essa leitura mais leve.

A história central gira em torno dos protagonistas, mas ao mesmo tempo o autor vai construindo histórias paralelas correlacionadas cuja evolução irá aproximar todas elas ao final da história, apesar de pouco desenvolver os personagens secundários. Uma história sobre culpa e arrependimento, sobre o passado que aquecem, mas também assombra.



Os personagens não são o ponto forte do livro, tanto Dawson quanto Amanda são desprovidos da capacidade de arrebatar o leitor, mas é inegável que são carismáticos e se tornam simpáticos. O autor se preocupou em criar um passado para os dois, mas ao final da história não se pode dizer que realmente se conhece ambos, apesar de suas vidas serem bem detalhadas houve uma falha na construção deles que impediu essa aproximação do leitor. Portanto, não será estranho não nutrir muitos sentimentos em relação a eles que se apresentam como personagens apáticos na maior parte do tempo, pois ambos vivem em uma névoa de culpa e arrependimentos que não os permitem evoluir.


Em contrapartida, o diferencial de O Melhor de Mim se enxerga depois de terminar a leitura quando todos os questionamentos e indagações tem seu lugar, é o momento no qual se verifica a intenção do autor em provocar o leitor sobre as questões da vida, sobre a real importância das pessoas, das coisas, dos momentos e qual a importância que nós damos a cada um deles.


A narrativa é feita em terceira pessoa, um pouco arrastada apesar da incontestável qualidade e se apresenta com menos diálogos que se espera em um livro de romance. Os capítulos tem tamanho médio e, ainda, são subdivididos em partes menores o que torna mais fácil seguir na leitura.

Para concluir, O Melhor de Mim conta uma história inegavelmente dramática que abala as estruturas emocionais do leitor, mas peca ao construir personagens desinteressantes e um romance que não convence tanto quanto se espera de uma obra do famoso Nicholas Sparks. Algumas cenas de tensão se destacam como o clímax da história, aquele momento em que o leitor se vê realmente preso às linhas incapaz de soltar o livro. Os sentimentos do personagens são tão frágeis que se torna difícil enxergar um amor tão forte como prometido na sinopse. Apesar dos pontos negativos, O Melhor de Mim é uma boa leitura, sem diferencial que lhe destaque e uma premissa não tão inovadora, mas ainda assim capaz de emocionar pelo desenlace dos acontecimentos.



18 comentários

  1. Oi, Adri!
    Pra ser sincera, não tenho muita vontade de ler nada do Nicholas Sparks. Sei lá...
    Apesar dos pesares, pelo menos sua experiência foi boa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Eu demorei a ler e confesso que esperava mais. Gostei bastante do livro anterior, mas esse não me agradou tanto. Acho que o autor é tão aclamado que as expectativas ficam lá no alto, mas já diminui bastante meu interesse nas obras dele depois de ler dois livros. Beijos, Adri

      Excluir
  2. Olá!
    Amei seu blog, muito fofo por aqui..
    Acredita que nunca li nada desse autor e olha que sou super fã dos filme que são adaptado da obra dele..tenho um livro dele na minha estante porém ainda não li mas quero muito..Esse é uma historia muito comovente e emocionante, realmente é meu filme favorito e espero ter a oportunidade de ler o livro.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily! Obrigada pela visita e pelo comentário! Eu assisti alguns filmes baseados nos livros do autor e admito que gostei mais das adaptações, mas acho que era porque esperava muito dos livros, por ver tantos comentários positivos. Espero um dia ler alguma obra dele que me arrebate. Beijos, Adri

      Excluir
  3. Oi, Adri
    Teve um tempo que eu diria que o Nicholas era um dos meus autores preferidos, mas assim como você eu acho a maioria dos livros dele muito parados, meio cansativos. Eu adoro tramas mais simples mas preciso de acontecimentos mais interessantes para conseguir me prender de fato.
    Poréeeeem, O melhor de mim é um dos meus preferidos do autor, eu chorei muito com o final e adorei a história dos personagens. O filme também é muito bom!
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Ah, eu gostei mais do outro livro que li dele, acho que "O Melhor de Mim" teve um desfecho muito parecido (para não dizer igual) a outro livro que li em 2018 e que me tocou profundamente, então meio que foi uma "cópia" pra mim, apesar desse ter sido publicado antes. Enfim, ainda não li algo dele que me deixasse de queixo caído pelo autor como acontece com tantos leitores. Beijos, Adri

      Excluir
  4. Oi Adri,
    Confesso para você que já foi o tempo que o Nicholas Sparks chamava minha atenção.
    Infelizmente, não consigo mais ver as obras dele com os mesmos olhos, acho sempre mais do mesmo :(
    beeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê! Tendo lido só dois livros dele eu já achei isso, imagina?! Então, esperava tanto mais que foi como um balde d'agua fria. Beijos, Adri

      Excluir
  5. Oi Adri,

    Eu li esse livro alguns anos atrás e achei história bem emocionante. Não li muito livros do Nicholas, mas eu gostei desse e até mesmo da adaptação que foi lançada.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Jess, tudo bem? Eu gostei das adaptações que vi até hoje, especialmente "Um Homem de Sorte", o meu preferido, e admito que gostei mais do que assisti do que li. Talvez ainda não li o livro certo do autor. Beijos, Adri

      Excluir
  6. Resenha maravilhosa!Depois que eu li Uma carta de amor dele fiquei MEGA decepcionada, porque não me conformo com o rumo que ele deu a história... Mas esse ainda não li. Tenho ele aqui. Queria ler para conferir o filme. Quem sabe ainda esse ano! Hehe. Também não foi muito fã de narrativas em terceira pessoa, sempre acho mais arrastada.
    Arrasou no post!
    Beijos,
    Sâm.
    Blog Escrituras da Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sâm, tudo bem? Obrigada! Espero que goste da leitura, muitos leitores classificam como um dos favoritos escritos pelo autor, mas eu estou com opiniões um pouco contraditórias em relação às obras dele que eu li, porque não atenderam o esperado, mas quem sabe uma outra história ganhe meu coração.
      Beijos, Adri

      Excluir
  7. Lindas suas fotos!
    Eu vi o filme e achei a história maravilhosa e emocionante! Logo depois comprei o livro, mas não li até hj, rs
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Obrigada! Com certeza é uma história muito emocionante mesmo, e o autor não dá muitas pistas do que vai acontecer com os personagens, mas já tinham me preparado para esperar por alguns impactos nas histórias dele. Beijos, Adri

      Excluir
  8. Oi Adri! Eu conheço a história apenas pelo filme e a achei muito triste. Eu gosto dos dramas do Sparks, mesmo que ele adore matar os personagens ou criar situações onde o final feliz nem sempre é simples. Eu ainda quero ler esta obra.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida! Pois é, tô começando a acreditar que as obras do autor são feitas para chorar, porque pelo que me falam os romances dele nem sempre tem o final feliz que os românticos de plantão tanto esperam nas histórias. Beijos, Adri

      Excluir
  9. Oi Adri! Esse livro do autor é um dos menos favoritos meus, te confesso que gostei mais do filme do que do livro! A leitura por ser um pouco arrastada faz com que deixemos um pouco de lado. Em contrapartida gosto muito do autor e ele acaba comigo em vários livros, o último que li dele me deixou com uma ressaca danada! Embora esse não sendo tão bom, Sparks tem um lugar cativo em minha vida.

    Beijos
    Naty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty! Eu queria muito ter gostado mais dos livros dele que eu li até hoje, porque realmente esperava mais e essa leve frustração foi uma balde d'água fria no interesse em ler outras obras do autor. No momento vou deixar de lado, quem sabe retornar a ler algum livro dele no futuro.
      Beijos, Adri

      Excluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!