| INDICAÇÃO DA ADRI | Porque fazemos o que fazemos? (Mario Sergio Cortella)

18 de maio de 2018

Oi vocês! Como estão?

A indicação de hoje é um pouco diferente e peço que não deixem de ler esse post até o final, porque esse livro merece atenção.

Ele está classificado como autoajuda no Skoob, mas como não tenho muita experiência com esse gênero, não sei dizer se realmente é ou não, mas posso dizer que esse livro deveria ser lido por todos. Eu sei que muitas pessoas dizem "não leio auto ajuda", "não gosto de auto ajuda", "auto ajuda não é um gênero que me interessa", mas continue lendo o post, pode ser que esse livro vai lhe interessar.

Então, a minha indicação de hoje é "Porque Fazemos o Que Fazemos?" do autor Mario Sergio Cortella.

Vem comigo pra entender um pouco do porquê estou indicando esse livro.



Até hoje havia concluído a leitura somente de um livro de auto ajuda, outro ficou apenas na tentativa, pois parei na metade e ainda não retomei, mas "Porque Fazemos o que Fazemos?" eu li em dois dias, o qual poderia ter sido lido em apenas algumas horas se houvesse tempo para isso. Só por essa informação vocês já podem deduzir que a leitura é MUITO fácil e MUITO fluída, além de o livro ser "fininho" com 176 páginas, escrito em capítulos curtos. O autor tem uma capacidade de escrever proporcionando absorção do tema de forma muito natural; eu acredito que isso se deve ao fato do vasto conhecimento do professor no tema e ele deixa isso muito claro ao longo do livro, nada de informações para "encher páginas". 

"Porque Fazemos o que Fazemos" é um livro sucinto que aborda temas como profissão, carreira, trabalho, negócios, motivação, estímulo, entre outros, mas se engana quem pensa que essa leitura se encaixa somente para quem trabalha em empresa, é dono de empresa, etc.. afinal de contas, todos trabalhamos, correto?! Se você trabalha em uma multinacional, se você trabalha na empresa da família, se você é autônomo, se trabalha em casa ou para casa, todas essas atividades são trabalho, todas elas carecem de motivação para serem exercidas de forma a proporcionar satisfação a quem lhe executa, não concordam? Então, esse livro é para todos!

Como mencionei, é uma leitura rápida que proporciona informações muito interessantes e valiosas, além de trazer algumas situações reais nas quais muitas vezes o leitor pode se ver inserido e entender ainda melhor o que o autor está explicando. Isso gera uma compreensão pelo que está sendo lido fazendo com que o leitor conheça melhor o tema e se reconheça no contexto.

Tá faltando motivação para trabalhar? Você se sente cansado e não quer sair da cama de manhã? Você não entende porque se arrasta para o trabalho ou com o trabalho?
Esse livro não terá as respostas prontas, mas pode ajudar a fazer um auto reconhecimento de si mesmo e da sua vida profissional buscando se entender melhor. 

Eu realmente faço um pedido para você: LEIA ESSE LIVRO! Ele é muito valioso! E peço que não desista nos dois primeiros capítulos que são, sim, um pouco mais arrastados, pois é mais filosófico, o autor traz algumas informações sobre sociologia de pensadores antigos, mas tudo serve para "posicionar" o leitor acerca dos assuntos abordados. Digo que vale o tempo nessa leitura, então, passando os primeiros capítulos o autor insere o leitor nesse livro de auto ajuda que é extremamente benéfico e importante.

Posso dizer que gostei tanto do livro e da escrita maravilhosa do autor, assim como sua capacidade de explicar um tema tão importante de forma natural, que já garanti outro livro do autor e que segue os mesmo moldes, mas abordando outro assunto.



Trago alguns quotes que chamaram minha atenção, e somente alguns, porque são MUITOS os que marquei.



"Claro, todo mundo gosta de fazer o que gosta. Mas é preciso ter consciência de que no desenrolar da vida profissional, para fazer o que se gosta, é necessário passar por etapas não necessariamente agradáveis no dia a dia. O caminho não é marcado apenas por coisas prazerosas."
(página 84)

"Não existe decisão sem abdicação. Não existe escolha sem exclusão. Se eu entendo a minha vida como resultante de opção livre, consciente, deliberada, intencional, todas as vezes que escolho, sei que deixo outras coisas de lado." (página 102)

"Os caminhos que tomamos são fruto de escolhas. Vale lembrar que prioridade é uma palavra sem plural. Se você põe "s", deixa de ser prioridade. Quando ouço alguém dizer que tem duas prioridades, eu digo, "então você não tem, precisa fazer uma escolha". A prioridade requer exclusividade." (página 115)

"A procrastinação contínua é um distúrbio. Ela é, acima de tudo, um indicador de que a pessoa tem medo de realizar aquilo. Isto é, ela tem um temor, porque se realizar o que tanto desejou, pode não ser aquilo que, de fato, vai felicitá-la." (página 120)

"A coisa mais gostosa da vida é o encanto, ter um trabalho encantador. Quando alguém perde esse encanto, que não é o encanto da novidade, mas o da vitalidade, começa a desistir." (página 129)

 


Realmente não saberia dizer se deveria ou não avaliar esse livro, mas avaliei mesmo assim!



O que vocês acharam dessa indicação? Pretendem dar uma chance a essa leitura?

Beijos e até o próximo post!




Porque Fazemos o Que Fazemos?
Mario Sergio Cortella
Autoajuda | Negócios e Empreendedorismo
Páginas: 176
Ano: 2016
Editora Planeta

Sinopse: Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida? O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. Recheado de ensinamentos como “Paciência na turbulência, sabedoria na travessia”, é uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.



18 comentários

  1. Oi, Adri
    Devo confessar que eu também não gosto de auto-ajuda, acho muito um saco ter que ler algo que todo ser humano deveria ser capaz de entender e fazer, mas vendo suas ressalvas, eu gostei da obra e até darei uma chance a ela, principalmente porque a capa é linda demais, chama muito atenção.

    Beijos!
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, eu te entendo e também acho chato ler alguns livros desse gênero (os quais já tentei e deixei de lado), mas esse é realmente diferente, não é aquele melodrama, sabe! Espero que dê uma chance a esse livro curtinho, mas riquíssimo. Beijos

      Excluir
  2. Oi Adri!
    Uma amiga já me falou bastante desse autor, mas ainda não li nada dele nem vi as palestras. Gostei da sua indicação!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora. Quando eu comprei o livro também foi por já ter ouvido muito falar a respeito do autor, e sempre são opiniões positivas. Depois de ler a sinopse, pensei: "É esse"! Super indico mesmo. Beijos

      Excluir
  3. Oie
    Não havia me interessado no livro, sua resenha me deixou curiosa. O tema é muito bom e parece ter ótimas dicas. Fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa, que bom que te interessou pelo livro. Ele realmente vale o tempo dedicado à leitura, tem dicas muito boas. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  4. Oi, Dri!
    Infelizmente livros de autoajuda não são meu forte. Não curto muito o estilo, mas respeito quem gosta. Pode não ter muito efeito em mim, mas tenho certeza que ajuda outras pessoas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Concordo e compartilho a tua opinião. Eu acho que devemos dedicar nosso tempo àquilo que gostamos de ler e que nos interessa, senão acaba estragando um momento tão prazeroso. Quem sabe no futuro o livro desperte o teu interesse. Beijos

      Excluir
  5. Oi Adriana!
    Sou fã do Cortella.Ele tem a tendência em mostrar as situações exatamente como elas são e mexer com a pessoa.Ele faz a gente colocar a mão na consciência e repensar algumas coisas.As palestras dele são maravilhosas,mas ainda não tive a oportunidade de ler algum livro dele.Preciso corrigir isso.Pretendo começar por esse.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio, eu ainda não tive a oportunidade de assistir uma palestra dele, mas te digo que o livro é capaz de fazer tudo isso também. Nossa, imagino que uma palestra dele deva ser MARAVILHOSA. Espero que goste dessa leitura, eu adorei. Beijos

      Excluir
  6. Oi, Dri!
    Eu tenho um pouco de problema com livros de auto ajuda. Eles não conseguem me prender e quando percebo, estou prestando mais atenção na mosca passando do que nas letras das páginas. Eu gosto muito do autor, pois as palestras dele são sensacionais.
    Acho que funciona mais dessa forma para mim. Eu ouço ele falando e acho maravilhoso, mas leio qualquer coisa e já perco o interesse. Engraçado, né?
    Mas fico feliz que a leitura tenha dado certo para você!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Hahahaha, super te entendo, isso acontece comigo quando leio alguma coisa que não me prende, é inevitável. Que bom que ele tem as palestras também, porque as informações são super valiosas, não é? Beijos

      Excluir
  7. Oi, flor!!
    Não curto livro de autoajuda, mas gostei da proposta desse!
    Achei os quotes convidativos, acho que foi isso, haha!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thay, com certeza a proposta do livro é ótima e o conteúdo dele é super rico e válido. Faz o leitor pensar e repensar sua própria vida profissional, e até pessoal Eu recomendo a leitura mesmo. Beijos

      Excluir
  8. Oi Adri! Eu estou no grupo que diz não para autoajuda, mas eu sou encantada pelo Cortella, acho ele maravilhoso, toda vez que ele está na TV eu paro pra ver rsrsrs Acredito que realmente seja um bom livro e mesmo não gostando do gênero, quero ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, se já acompanha o Cortella pela TV (oi, me diz onde eu posso assistir, porque o conhecimento dele é de extrema valia, quero assistir também) vai gostar do livro, porque ele tem uma capacidade de escrever e envolver o leitor, mesmo num livro de autoajuda. Imagina, ele é FERA! Que bom que quer ler o livro dele. Beijos

      Excluir
  9. Cortella é um cara incrível, acho que foi esses dias que assisti uma palestra dele sobre ética. E esse livro me deixou um pouco assustada porque tenho uma treta não resolvida com essa vida de cursinho e afins. Mas, acho que essa leitura será maravilhosa para eu possa me conhecer e quem sabe abandonar algumas inseguranças que ainda me atrapalham ofuscando as escolhas que fiz para minha vida profissional. Vou ler! Ótima resenha, Dri!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yana, acredito - e espero - que o livro seja útil e traga informações importantes para ti, para que possa superar essas inseguranças e não olhar pra tua vida profissional de forma ressentida com as escolhas que fez. Esse livro tá repleto de orientação. Beijos

      Excluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!