| RESENHA | Uma Vez (Anna Carey)

27 de fevereiro de 2018

Oi pessoal! 😊

Tudo bem?
Hoje é dia de resenha por aqui de mais um livro 'antiguinho'.
Vem comigo conferir o que eu achei sobre ele?



Uma vez | Trilogia "Eva"
Autora: Anna Carey
Gênero: Distopia | "Young Adult"
Páginas: 288
Ano: 2015
Editora: Galera

Sinopse: Pela primeira vez desde que fugiu da escola, muitos meses atrás, Eva pode dormir tranquila. Ela está morando em Califia, um refúgio para mulheres, protegida do aterrorizante destino reservado às meninas órfãs na Nova América. Mas a estabilidade tem um preço: foi obrigada a se separar de Caleb, o garoto que ama. Mas, quando fica sabendo que ele está em perigo, abandona tudo para encontrá-lo e acaba caindo em uma armadilha. Agora, presa na Cidade de Areia e vigiada 24 horas por dia, Eva descobre um segredo de seu passado que não poderia ter imaginado nem em seu pior pesadelo.


SOBRE O LIVRO

"Uma vez" é o volume 2 da trilogia "Eva" escrita por Anna Carey.
Em Califia, Eva achou que finalmente havia chegado ao seu porto seguro, mas estar longe de Caleb não era o que imaginava que aconteceria, ainda mais porque sabia que ele estava sozinho e machucado em território selvagem. O que Eva não esperava era que iria reencontrar Arden, que também estava perdida em território selvagem, mas que conseguiu chegar, com muito esforço, ao santuário das mulheres.
A partir desse momento tudo começa a mudar na vida de Eva: em Califia a descoberta de segredos que a atormentaram a ponto de fazê-la fugir desse refúgio, a possibilidade de um reencontro com Caleb em território selvagem, o retorno de Arden à Escola... E, depois disso tudo, Eva vai à Cidade de Areia e nada é como ela imaginava, especialmente a revelação bombástica que é feita a ela (pra mim foi totalmente surpresa, não havia imaginado o que aconteceu quando ela chegou). Depois disso, algumas outras revelações são trazidas à Eva e que passam a fazer parte da sua vida, assim como o Rei de Nova América com quem passou a conviver diariamente.
Muitas coisas acontecem enquanto Eva está na cidade: ela reencontra Caleb dentro da Cidade -  aqui vai ter aquele momento fofo e romântico, mas é muito rápido, um piscar de olhos, porque nesse livro não tem muito espaço pra isso, afinal de contas eles vivem se escondendo e/ou fugindo.
Eva vai ter contato com alguns Dissidentes (Harper, Jo e Curtis) e conhecer muitas pessoas da Cidade, entre eles Charles Harris, Clara, Beatrice e Reginald. Na reta final do livro tudo parece estar se encaixando e se ajeitando para que Eva deixe a Cidade de Areia, às escondidas, mas acontecimentos totalmente inesperados causando uma reviravolta naquilo que estava 'certo' que iria acontecer.





MINHAS CONSIDERAÇÕES

O que eu gostei, principalmente, nesse livro é que ele faz algumas referências ao livro 1 para relembrar o leitor de pontos-chave da história, assim quem está lendo fica novamente bem situado no enredo, mesmo que tenha lido o primeiro livro há algum tempo. Ao final do livro 1 eu fiquei muito intrigada para saber o que aconteceria com Eva e Caleb, imaginava que iria acontecer alguma reviravolta, mas a revelação que a autora trouxe no livro 2 foi totalmente diferente do que eu poderia imaginar. "Uma vez" teve acontecimentos eletrizantes nos primeiros capítulos, um atrás do outro, que fizeram com que eu me grudasse nas páginas e não soltasse mais! Terminei o livro com o coração na mão e poderia começar o livro 3 da trilogia agora mesmo só para saber o que a autora reservou para o desfecho da trilogia, porque estou sem nenhum palpite.

Eva amadureceu e endureceu, passou de uma aparente menininha frágil para uma moça mais forte e determinada. Caleb, por sua vez, interagiu pouquíssimo no livro (na minha opinião) e senti falta dele na história, pois sua importância na história é inegável. O Rei continua sendo um personagem insuportável, ainda mais nesse livro, que passei a gostar cada vez menos, suas intenções são cada vez mais confusas e sem qualquer justificativa. Os personagens novos que aparecem: Clara me parece uma menininha mimada que sempre teve tudo e Charles Harris deveria ser um pouco mais determinado, mas se mostrou um personagem fraco, apesar de eu acreditar que seja um pouco dissimulado também. Num contexto geral o livro se focou basicamente em Eva, diferente do livro 1 que foi um pouco menos centralizado nela e mostrou a importância de outros personagens. "Uma vez" foi surpreendente, pois trouxe à tona muitos segredos e revelações, criou um novo ambiente, trouxe mais elementos e detalhes ao enredo para tornar a história mais interessante.

A escrita da autora é fácil, tranquila e tem fluidez, o que torna a leitura muito agradável. Os capítulos são curtinhos, o que facilita a leitura, porque finaliza as situações de forma breve, sem se prolongar em detalhes desnecessários.

É uma distopia com um "quê" de "young adult" muito bom de ler que prende o leitor pra saber o desfecho da trama bem construída pela autora. Por isso, já indico essa trilogia para quem quer ler uma distopia não tão fantasiosa, mas bem interessante. 


MINHA AVALIAÇÃO 
★★★★


Com esse livro já risquei a cor roxa na TAG das Cores!

Alguém já leu ou quer ler esse livro/trilogia?
O que acharam?
 
Beijos e até o próximo post!




14 comentários

  1. Menina, eu descobri sobre esse livro outro dia e fiquei interessadíssima.
    Pelo que li da sua resenha, a história mantém o bom nível e isso é ótimo!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!

      Sim, é muito bom!
      Uma distopia um pouco diferente, mais leve.
      Vale a leitura.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Adriana.
    Eu não conhecia essa trilogia, achei bem diferente a problemática mas super gostei! Não sei bem se leria porque não faz mais meu estilo, mas anotei a dica.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,

      Sim, super entendo!
      Também tenho procurado me manter dentro daqueles gêneros que mais me interessam, mas às vezes é bom sair da zona de conforto e se aventurar por outros gêneros. Esse já era um antiguinho na minha estante.

      Beijos

      Excluir
  3. Oiii Adriana

    Eu fico feliz em saber que a trilogia está te agradando. Eu acabei pegando um spoiler gigante dessa série e perdi a vontade de ler depois disso. Quem sabe futuramente quando pasasr a raiva pelo spoiler que peguei...rsrs

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice,

      Nossa, que pena do spoiler! Eu também não consigo ler quando algum spoiler estraga a história pra mim, porque se perde a expectativa, as surpresa...

      Beijos

      Excluir
  4. Tenho muita vontade de ler essa trilogia, uma amiga minha tem os livro 1 e 2 então vou ver se pego emprestado.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriana, tudo bem? Eu não conhecia essa trilogia, mas gosto de leituras mais simples, com capítulos curtos <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,

      Eu também gosto e acho bacana pra variar um pouco. São poucos os livros nesse formato.

      Beijos

      Excluir
  6. Não conhecia o livro e a série, mas ela sua resenha parece bastante interessante, é de um género que gosto muito! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mrs. Margot

      Sim, é uma leitura bem agradável e interessante.
      Eu também gosto desse gênero e fazia algum tempo que não lia um livro nesse gênero, então foi muito bom.

      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Adriana!
    Eu não conhecia a trilogia, mas só as capas já me deixaram bem interessada! Gosto muito desse gênero e vou colocar na minha wishlist com certeza :)
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,

      Que bom que gostou!
      Espero que goste da leitura também... e as capas são lindas mesmo!

      Beijos

      Excluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!