| RESENHA | Só Escute (Sarah Dessen)

9 de fevereiro de 2018

Oii!!

Estreia de resenha aqui no Espiral de Livros! Já fiquei nervosa...😳

Antes de começar quero dizer que as resenhas que eu fizer são baseadas exclusivamente na minha sincera opinião sobre os livros, não sou especialista no assunto, por isso não trarei opinião profissional, apenas os meus comentários como uma pessoa apaixonada pro livros.

Vem comigo ler a primeira resenha?



Sinopse: Ano passado, Annabel era a típica garota que tem tudo - inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong.Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos.Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?

***************

O livro conta a história de Annabel, uma adolescente como tantas outras, com exceção de que ela trabalha como modelo desde criança, assim como suas irmãs. Aparentemente, tem uma família e vida perfeitas, mas um acontecimento no último verão muda tudo, fazendo com que Annabel se afaste da amiga Sophie, além de sofrer abalos familiares quando o distúrbio alimentar de uma das irmãs é descoberto, transformando totalmente a vida de Sophie, passando de "quem tem tudo" para "quem não tem nada".

O acontecimento que mudou a vida de Annabel fez com que ela se aproximasse de Owen, o "rapaz problema" que frequenta a mesma escola que ela, mas que ninguém se atreve ou tem interesse em se aproximar. Essa aproximação e amizade inesperada começam a transformar a vida de Annabel, porque Owen não guarda ressentimentos e fala sempre a verdade, não importa onde, quando ou a quem.  Aquilo que Annabel mais teme, é o que Owen toma como um lema em sua vida: a verdade sempre. Assim, o que Annabel mais precisava, mesmo sem saber, era encontrar alguém que pudesse guiá-la no caminho da verdade e ninguém melhor do que Owen para ajudá-la.

A história se desenrola em diversas situações que fazem com que Annabel comece a enxergar a verdade de uma maneira diferente encarando a sua vida "perfeita" de outra forma, as pessoas passam a ser vistas por ela de uma maneira diferente, até o momento em que Annabel precisa ser forte o suficiente e encarar a verdade do que aconteceu na noite em que a amizade dela e Sophie veio por água abaixo. E mais do encarar a verdade, Annabel precisará FALAR a verdade!

***************

Primeiro livro que leio dessa autora, apesar de já ter ouvido muito falar a respeito dela, por isso não tinha nenhuma expectativa em relação à escrita dela; já em relação ao livro, sim, tinha expectativas, pela própria sinopse e por opiniões que já tinha lido a respeito dele.

Gostei de ler o livro, mas não senti emoção. Achei interessante, porque o tema abordado é importante: falar a verdade, não mascará-la com omissões ou, até mesmo, suprimi-la à mentira. Ter sido abordado em uma situação vivida por adolescente reforçou ainda mais, na minha opinião, a importância desse tema.

Os personagens principais - Annabel e Owen - não me cativaram. Annabel é uma personagem muito insegura e sem atitude, resignada em tudo. Owen é "pintado" como um ogro no início do livro, além disso traz o lema da verdade tão enraizado que me pareceu que a cada página virada ele faria um ataque verbal a qualquer pessoa. Sophie é coadjuvante, apesar de aparecer na sinopse do livro (o que pra mim demonstra certa importância do personagem na história); é uma adolescente revoltada e muito difícil de lidar. Na minha opinião, a autora não aprofundou a vida de Owen e Sophie como deveria, devido à importância de ambos na história e, assim, algumas perguntas ficaram sem respostas: por que Sophie sempre foi tão revoltada e por que Owen sempre se metia em brigas e passou a adotar o lema de dizer a verdade. Acho que se essas duas questões tivessem sido exploradas na história algumas partes ficariam melhor explicadas.

Achei que a autora deixou muitas perguntas sem resposta e, ao final do livro, fiquei com aquela sensação de frustração por não saber todos os detalhes. Mesmo que o tema principal abordado seja "dizer a verdade" a autora deveria ter aprofundado outras questões que trouxe à tona. Acho que isso faz com o leitor perca um pouco do interesse e acabe achando a história não tão interessante. Na minha opinião faltou mais detalhes das características dos personagens, lugares e situações. Quando o autor consegue explorar melhor essas características, eu consigo "me perder" mais no livro e me sentir parte da história. Infelizmente, isso não aconteceu. Não me arrependi de ler o livro, mas com certeza não o leria novamente.

Achei a escrita da autora bem acessível, mas muito confusa, porque iniciava o capítulo no presente passando abruptamente ao passado e retornando ao presente no final do capítulo. Ao final do livro eu já havia me acostumado com esse padrão, mas prefiro que as trocas de época (passado, presente e futuro) sejam bem esclarecidas, porque torna a leitura mais fluída, o leitor "sabe sempre onde está". Por ter sido o primeiro livro que li dessa autora pretendo ler outros para ver se vou gostar mais.

MINHA AVALIAÇÃO: ★★★


O que vocês acharam?
Alguém já leu "Só Escute"?

Beijos e até o próximo post!



6 comentários

  1. Nunca li nada dessa autora, apesar de ter muita curiosidade, esse livro está na minha wishlist =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Também não conhecia ela antes, apesar de ter ouvido muito a falar a respeito.
      Quero ler outro, mas ainda não sei qual.

      Beijos

      Excluir
  2. Eu já havia ouvido falar da autora no booktube, mas nunca li nada dela. Quando comecei a ler a sinopse do livro, estava achando tudo muito interessante, mas a partir de determinado ponto, só falava 'verdade, verdade, VERDADE'. Ficou parecendo que é só sobre isso o livro, que nenhum outro tema é abordado, o que é meio sem graça.

    Um beijo, Aninha
    https://thatisrealme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha.

      Realmente eu fiquei um pouco decepcionada, porque achei cansativo justamente por esse ponto.
      Vou tentar outro livro, só porque foi o primeiro que li dela, mas não gostei tanto assim.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Adriana.
    Eu só li um livro da autora e a personagem principal não tinha me cativado também, por isso e por outras que eu nunca mais li nenhum livro da autora, mesmo muito interessada nos livros dela e até mesmo tendo comprado Os bons segredos. Espero que essa má impressão que ela me causou passe.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!

      Tenho a mesma opinião e espero gostar mais quando der uma outra chance para os livros da autora.

      Beijos

      Excluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!