RE-LEITURAS

1 de outubro de 2018

Olá! Tudo bem?

De forma recorrente eu vejo leitores falando sobre os livros que estão lendo pela segunda vez (ou até mais) o que me levou a pensar sobre isso, pois eu nunca li um livro completamente mais de uma vez, enquanto para alguns leitores isso é algo costumaz. Bom, pensando sobre isso, eu concluí que a minha lista de livros "a ler" é tão longa e a minha ansiedade/curiosidade em conhecer novas histórias é igualmente demasiada resultando no meu desinteresse por leituras que já realizei anteriormente. 

Apesar disso, preciso dizer que, recentemente, concluí algumas leituras que me deixaram saudosa em relação à história, aos personagens, a alguma mensagem.... enfim, livros que me deixaram com vontade de relê-los! Eu atribuo isso ao fato de estar mais madura em relação a forma como eu leio, como eu encaro as minhas leituras, como sinto as histórias e me envolvo nelas, assim como em relação aos personagens. Com base nisso, eu criei uma lista bem reduzida de livros cuja releitura me interessa, assim como os motivos que me provocam nesse sentido.





🕮 A Cabana | William P. Young: esse foi um livro que me marcou pelos ensinamentos profundos que me levaram a uma grande reflexão sobre a vida; foi uma leitura emocionalmente pesada que me fez questionar muitas coisas, reavaliar atitudes e pensamentos. Além disso, é uma leitura atemporal que provoca meditação e tem reflexos diferentes dependendo do momento da vida em que é lido, porque impacta na forma de enxergar e lidar com certas questões da vida. Eu tenho interesse em lê-lo novamente e sentir qual será a repercussão que proporcionará a minha vida em um outro momento, talvez mais maduro.

🕮 O Sol é para Todos | Harper Lee: outra leitura de caráter atemporal que trata de um tema importante que me encantou pela narrativa leve e personagens delicados, apesar da relevância e crueldade do tema tratado. Um clássico que ganhou um lugar de destaque entre as minhas leituras.

🕮 Como se Casar com um Marquês | Julia Quinn: talvez o meu romance de época favorito da vida (até o momento!) essa história me fascinou pelas generosas doses de diversão e por um protagonista nada mais nada menos que apaixonante dos pés à cabeça. Tenho certeza que eu adoraria James mais ainda e me apaixonaria por toda essa história mais uma vez.

🕮 Easy | Tammara Webber: um romance jovem adulto turbinado com drama, personagens inebriantes em uma história muito bem construída, na qual o passado deixou marcas levando os protagonista a um amadurecimento palpável. O ponto forte dessa história é Lucas, o protagonista que arrebata corações com a sua dignidade e forma de agir totalmente admirável. Se tem um livro de jovem adulto que merece ser lido e relido é este.

🕮 O Jogo do Amor/"Ódio" | Sally Thorne: cativante, um livro que eu dei o devido valor somente depois de ler vários capítulos, mas que conquistou meu coração e merece ser lido novamente para que eu possa enxergar os personagens com outros olhos desde o início. Um romance de aquecer o coração e se divertir ao longo da leitura.

🕮 Mr. Romance | Leisa Rayven: se tem um personagem que eu gostaria de reencontrar nas minhas leituras seria Max Riley, por isso esse livro está nessa lista, além de ser um romance tão bonito que se constrói aos poucos e enaltece o empoderamento feminino.

🕮 Extraordinário | R.J. Palacio: mais um livro repleto de ensinamentos que tocou profundamente meu coração e me apresentou um ícone da bondade que eu quero levar sempre no meu pensamento. Assim como o primeiro livro da lista, essa história é atemporal e ensina o que é SER humano.

🕮 A Luz através da Janela | Lucinda Riley: um romance que entrelaça passado e presente de forma natural e envolve o leitor em uma história que navega em meio à guerra e espionagem, com revelações e reviravoltas dignas de um filme de Hollywood, primeiro livro da autora que me deslumbrou com sua narrativa fluída e envolvente.

🕮 Antes da Tempestade | Dinah Jefferies: mais uma história encantadora que me marcou pela capacidade descritiva da autora, me fez viver a história ao lado dos personagens e viajar para a Índia. Por ter sido o primeiro livro que li (e único, até o momento) que retrata a vida daquele país que me encanta, eu gostaria de reler a história e sentir a intensidade das descrições de uma forma diferenciada, por já estar ciente dos caminhos que a história trilharia.

🕮 Os Criadores de Coincidências | Yoav Blum: esse é um livro digno de releitura, seja pelo romance doce e totalmente singular quanto pela história que tem uma reviravolta digna de prender o fôlego e marejar os olhos. Acredito que esse romance será ainda melhor se lido em uma segunda oportunidade, quando o leitor já está preparado para o que o autor reserva e, assim, poderá desfrutar com mais profundidade o que é trazido nas suas páginas.




Alguns desses livros se tornaram meus favoritos e outros nem tiveram uma nota tão boa quando concluí a leitura, mas por algum motivo despertam meu interesse em relê-los. Ainda não me decidi sobre a releitura dessas histórias, quem sabe eu me organizo em um projeto para o próximo ano, mas ainda não decidi sobre isso. Caso alguém queira companhia para ler esses livros, me avisa para lermos juntos e, enquanto isso, me contem se vocês têm o costume de reler livros e quais tem vontade de reler.

Beijos e até mais!

16 comentários

  1. Oi, Adri
    Apesar de falar muito sobre reler histórias, eu sou do tipo que prefere reler somente séries, então provavelmente não leria nenhum desses livros citados acima, mas vou ler O jogo do amor e ódio porque já está na lista.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! E eu passaria longe de releitura de série ou trilogia, justamente porque tomaria ainda mais tempo de leituras novas, hehehe! Beijos

      Excluir
  2. Oi, Dri!
    Mal terminei de ler o livro da Sally e já quero reler. Gente, ele ganhou o post de romance mais fofo da vida!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Siiiim, esse livro é muito fofo mesmo, além de ter sido uma surpresa tão agradável! Merece releitura!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Adri! Eu relia bastante na época que apenas estudava e não trabalhava e pegava os livros na biblioteca. Hoje eu além de ter muitos para ler, tenho receio de reler algo que gostei muito e não sentir o mesmo em relação ao livro. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida! Sabe que eu não tinha pensado sobre esse lado, mas realmente é um risco reler algum livro favoritado e enxergar com outros olhos a história e personagens. Vou pensar sobre isso! Beijos

      Excluir
  4. Não tenho o hábito de reler livros (por falta de tempo mesmo), mas estou com muita vontade de reler O corcunda de notre-dame, pois é um livro incrível.
    O que mais releio são quadrinhos, por serem mais rápidos, mas agora que já consegui terminar (quase) toda a estante, acho que posso me dar o luxo de reler alguns livros também =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dora! Eu conheço pouquíssimo sobre a história do corcunda de Notre-Dame, mas depois desse teu comentário sobre a vontade de reler essa história fiquei bem interessada. Ah, o tempo.. é sempre a falta dele que nos impede de ler mais, não é? Beijos

      Excluir
  5. Olá, td bem?
    Antigamente qnd eu tinha acesso a poucos livros tinha bastante o hábito de reler. Mas hj em dia, como vc, dou prioridade para novas histórias. Mas sinto vontade de reler alguns livros sim!
    Dos livros q vc citou eu só li A cabana e Extraordinário, 2 favoritos meus ❤
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! São tantos lançamentos maravilhosos e outros livros que surgem na lista de desejados que acaba se tornando difícil reler alguns já lidos, mas existem alguns que merecem essa dupla atenção pela singularidade da história. Beijos

      Excluir
  6. Oi Adriana,
    Meu caso é igual ao seu. Eu tenho tantos livros não lidos na minha estante que não tenho tempo para me dedicar a uma releitura. A questão da maturidade que você falou é um ponto importante, pois podemos analisar a história de outra forma. Da sua lista só li Mr. Romance (ameio de mais) e Easy (coloca drama nisso). Não quero reler Easy, mas tenho quer ler o livro Breakable que é a versão do Lucas, mas admito que estou com preguiça dele. rsrs
    Adorei a ideia do post.
    Um abraço!
    Lídia
    https://www.depoisdaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lídia. Eu tenho "Breakable", mas não tenho vontade nenhuma de ler o livro. Até tentei, mas quando me dei conta de que era a mesma história sob o ponto de vista de outro personagem me desmotivei total, porque não gosto disso.. achei que era uma continuação que considerei merecida na história, por isso não lerei "Breakable". Beijos

      Excluir
  7. Oi Adri!
    Ah eu amoooooooo Landon Lucas 😍💕. Ele e tudo de bom. Ja perdi quantas vezes reli Easy. Eu amoooooooo reler livros, principalmente de casais e autores que amo. Perai! Como assim? Como se casar com um marques e o seu romance de época da vida?😱. Eu ainda nao li ele. Preciso ler! Eu adoro o James. Ele no Como agarrar uma herdeira esta maravilhoso.
    Ameiii suas listas de releituras.
    Beijos
    Ari
    www.oquetemnanossaestante.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ari! Ah, Lucas é um crush literário de muitas leitoras... E como assim ainda não leu o livro do James, Ari? Guria, corre e devora esse livro que é MARAVILHOSO, tudo de melhor em um romance de época e pode vir a te render mais um crush literário. Por aqui James reina no coração! Espero que goste tanto quanto eu! Beijos

      Excluir
  8. Oi Adriana!
    Releituras são ótimas!
    Além de voltarmos para as histórias,acabamos vendo o livro de outras formas,até pelo período em que lemos mesmo.
    Quero ver se ano que vem consigo me organizar pra pelo menos colocar um livro releitura por mês,será que consigo?Veremos....
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio, acho essa uma ótima ideia. Eu gostaria de fazer algo parecido, mas antes de tentar isso preciso fazer a releitura de algum livro para ver se vou gostar da experiência. Boa sorte e boas leituras. Beijos

      Excluir

Olá,

Sua opinião é importante para mim. O espaço abaixo serve para que possamos interagir, então espero que possa deixar seu comentário, crítica e/ou sugestão.
Se tiver blog, deixe o link para que eu possa retribuir sua visita assim que possível.
Obrigada!