Oi pessoal, tudo bem com vocês?
Pela primeira vez aqui nesse blog "docinho" cheio de romances teremos um suspense de arrancar cabelos, roer unhas, dormir com luz acesa...
"Caixa de Pássaros" foi meu primeiro contato com um thriller/suspense e posso dizer para vocês que fiquei extremamente nervosa e apreensiva durante a leitura de todo o livro! Gente, o que é isso?
Quem tá acostumado com a leitura desse gênero me conta: essa sensação passa? O leitor se acostuma com essa tensão toda?
Esse livro foi TENSO, gente, mas não sei se a palavra chega à altura do sentimento!
Te interessou? Então vem comigo conferir 5 motivos para ler esse suspense.
Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malermam
Gênero: Suspense / Ficção pós-apocalíptica
Páginas:272
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller
psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma
história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois
de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso
violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e
ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do
surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e
dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família
possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é
assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

É um livro que mexe profundamente com o imaginário do leitor: a própria sinopse já alerta que se trata de um thriller psicológico e o autor foi mestre em transformar cada linha numa caixa de surpresas imaginativas capaz de estimular a criatividade do leitor na tentativa de adivinhar ou antecipar os próximos acontecimentos.
O mundo pós-apocalíptico é mais pessoal: o cenário de um "mundo pós-apocalíptico" já é bem conhecido, geralmente traz algumas características bem similares, mas em "Caixa de Pássaros" o cenário é desenvolvido pelo próprio leitor, com base em algumas informações trazidas pelo autor. Por ser um livro onde as pessoas estão vendadas não existem informações super detalhadas, pois as pessoas não podem ver o que estão vivendo e passando; existem 'informações-bases' estimulando a imaginação do leitor para completar os detalhes de cada momento, lugar, pessoa, etc, tornando esse mundo pós-apocalíptico ainda mais pessoal delineado com os detalhes atribuídos pelo próprio leitor.
O suspense é insuportavelmente lento: nesse caso, essa não é uma característica ruim, porque faz com que leitura te prenda do início ao fim, estimulando a imaginação em alto nível, criando ansiedade e expectativa sobre os acontecimentos futuros. É o tipo de livro que o leitor diz "vou ler só mais um capítulo" e não consegue largar o livro.
"Concordamos que ela não sairia mais sem a minha permissão.
De alguma
forma, eu tinha que fazer com que
ela acreditasse que as coisas eram
seguras
e absurdamente perigosas ao mesmo tempo"
(página 54)

A personagem principal, Malorie, é uma mulher admirável: com certeza esse adjetivo não é suficiente para demonstrar o quanto Malorie merece uma salva de palmas. Em um mundo pós-apocalíptico totalmente caótico ela consegue superar os obstáculos sem surtar ou entrar em desespero total, tem uma força de vontade de viver invejável, MUITA CORAGEM, ousadia e um instinto de sobrevivência que todos deveriam ter para resistir às constantes tentativas desse mundo bizarro de derrubar as pessoas.
A escrita flui com facilidade: a narrativa é em terceira pessoa (o que pode ser um empecilho para alguns leitores, mas posso dizer que não será no caso desse livro), intercalando o passado e o presente entre os capítulos. Em alguns momentos o autor incluiu trechos da própria pessoa falando com ela mesma frente a algumas situações mais intensas, o que "quebrou" o ritmo da escrita em momentos muito oportunos.
Como eu mencionei esse foi o primeiro livro de suspense que eu li e tive que buscar leituras bem mais leves depois, porque realmente fiquei apavorada (não precisa muito, ok, mas o livro é apavorante mesmo), então não sei dizer se vou conseguir ler outro do mesmo gênero tão cedo.
Quem já leu "Caixa de Pássaros" e o que achou?
Quem ainda não leu, tem interesse nesse tipo de leitura?
Me contem nos comentários!
Beijos e até o próximo post